POLICIAL

Operação Hoplitas termina com três prisões no Litoral

Entre sexta (9) e domingo (11), a Brigada Militar (BM) realizou em todo o Estado mais uma edição da Operação Hoplitas. A ação tem intuito de reduzir índices de criminalidade ao ampliar o policiamento ostensivo em determinados horários nos finais de semana, em zonas consideradas estratégicas para esse objetivo.

Na região, o trabalho foi realizado pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral Norte (CRPO Litoral), por meio do 8º Batalhão de Policiamento Militar (BPM) e do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT). Foram abordados 174 veículos, sendo identificadas 197 pessoas. Dessas, três foram presas (todas em Tramandaí), sendo duas por tráfico de drogas e uma por receptação.

Durante as ações foi apreendido mais de um quilo de maconha. Os presos foram levados a Delegacia de Polícia (DP) para registro de ocorrência e, posteriormente, encaminhados ao sistema prisional.

OPERAÇÃO HOPLITAS – A Operação realizada pela Brigada Militar (BM) ganhou esse nome em alusão aos soldados de infantaria da Grécia Antiga, os quais utilizavam de um grande escudo para lutarem nas batalhas: o Hóplon. Daí o nome, Hoplitas. Notabilizados pela disciplina, espírito de corpo e elevado grau de treinamento, os hoplitas simbolizam o espírito guerreiro de uma tropa no enfrentamento de quaisquer adversidades, lutando lado a lado para formar uma linha. As ações buscam reduzir indicadores criminais em locais e faixas de horários selecionados a partir de análises feitas pelo Sistema Avante da Corporação.

Foto: BM