CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Município realiza Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

OSÓRIO – Na última quinta-feira (17), ocorreu a 3ª edição da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), aconteceu no auditório da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ildefonso Simões Lopes (Rural).

O evento deste ano teve como tema principal ‘Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade’. Durante a abertura, o prefeito Roger Caputi destacou a importância da discussão do assunto. “A realização da conferência é fundamental para tratarmos sobre os temas que são importantes no intuito de garantir os direitos das crianças e adolescentes. Temos que ter um olhar especial, dar a atenção necessária e garantir políticas de proteção integral e respeito as nossas crianças e adolescentes”, declarou o prefeito.

Já o presidente da Câmara de Vereadores, Charlon Muller, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelas redes de proteção. Também estiveram presentes no evento o a Juíza Regional da Infância e Juventude, Conceição Aparecida Canho Sampaio; o presidente do CMDCA, Marcelo Reis; o presidente do Conselho Tutelar de Osório, Fernando Santos de Jesus; e a representante da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Ciberen Ouriques.

Durante a Conferência ocorreu a Palestra ‘A (des) proteção social de crianças e adolescentes diante do ataque aos direitos humanos no Brasil’, com Aléxia Dorneles representante do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedica). O evento também contou com um espaço para debates e apresentações artísticas e musicais.

Foto: PMO