GERAL

Gabriel Souza é o primeiro vice-governador gaúcho nascido no Litoral

Além de reeleger Eduardo Leite (PSDB) como governador do RS, no domingo (30), os gaúchos elegeram Gabriel Souza (MDB), de 38 anos de idade, como vice-governador. Esta é a primeira vez que um político nascido no Litoral Norte gaúcho ocupará o cargo. Natural de Tramandaí, Gabriel construiu a sua carreira política no Litoral.

Casado e pai de uma filha, o parlamentar é médico veterinário, com pós-graduação em Gestão Pública. Em 2010, o emedebista concorreu a uma cadeira na AL-RS, mas não foi eleito. Quatro anos depois, ele foi eleito com 39.998 votos. Durante seu primeiro mandato, foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia e líder do governo José Ivo Sartori (MDB).

Reeleito em 2018, Gabriel Souza assumiu a presidência do Legislativo Gaúcho em 2021, quando se aproximou do governo de Eduardo Leite em votações de reformas propostas pelo Executivo. O emedebista chegou a lançar sua pré-candidatura ao governo do Estado em 2022, mas o MDB acabou decidindo por apoiar Leite na disputa.

Gabriel Souza destaca a continuidade das políticas de Sartori e Leite como o foco da nova gestão. “A gente, com essa união, busca simbolizar exatamente essa agenda de resultados que, aliás, entrega resultados para a população oriundos do equilíbrio financeiro”, disse Gabriel durante a comemoração da vitória.

Foto: Divulgação