CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Estudantes osorienses participarão da Mostratec

OSÓRIO – Sete trabalhos de 12 alunos da cidade irão participar da 37ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), sendo seis de estudantes do Campus do Instituo Federal do RS (IFRS) e outro da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ildefonso Simões Lopes – Rural (veja todos os trabalhos selecionados no final da matéria). A Maior Feira de Ciências e Tecnologia da América Latina acontece entre os dias 24 e 28 de outubro, no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo.

Paralelamente, ocorrerá a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec/Sesc e o Desafio de Robótica Mostratec Atto. O evento é organizadopela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Neste ano, o evento contará com a participação de 666 projetos nas áreas de Cidadania, Economia e Agricultura,sendo 329 na Mostratec (Ensino Médio e Técnico) e 337 na Mostratec Júnior, sendo 264 do Ensino Fundamental e 73 do Ensino Infantil. Além do Brasil, estão confirmados a presença de estudantes da Argentina, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Portugal e Taiwan. A estimativa é que o público visitante durante os cinco dias de evento fique entre 30 e 40 mil pessoas.

TRABALHOS SELECIONADOS EM OSÓRIO

INSTITUTO FEDERAL DO RS

SustainPads: higiene menstrual ao alcance de todas

Pesquisado por Laura Nedel Drebes e Camily Pereira dos Santos, o trabalho desenvolveu absorventes higiênicos a partir das fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira. As estudantes também elaboraram um biofilme com resíduos da indústria nutracêutica. Esses materiais demonstraram ser uma alternativa mais barata e ambientalmente sustentável para a confecção do produto, em comparação com o algodão e os plásticos comumente utilizados. O baixo custo dos absorventes – que é de R$ 0,02 por unidade (em média) – contribui para reduzir o problema da falta de acesso a produtos adequados para o cuidado com a higiene menstrual.

Eco-Socius: gamificando a Economia Circular

Realizado por Victórya Leal Altmayer Silva, o estudo empregou equações matemáticas e análise multivariada (observação de diferentes características) para sua análise, que demonstrou que ações educativas podem estimular os jovens a adotar práticas de consumo com responsabilidade social e ambiental.

Estudante Victórya Leal.

BioGrape: Inovação para tratamento de efluentes têxteis a partir de celulose bacteriana de vinho

Elaborado por Amanda Ribeiro Machado, a pesquisa criou um plástico biodegradável a partir de resíduos da produção do suco de uva e do processamento de vinho. Essa celulose bacteriana, que é um material biodegradável alternativo aos polímeros artificiais (empregados para a produção dos mais diversos objetos e materiais) também apresentou potencial para a geração de energia e água, por meio de reações químicas, num equipamento chamado células combustíveis, que já foi utilizado por naves espaciais da Nasa.

Estudante Amanda Machado.

BioIF: criação de uma coleção didática de artrópodes do IFRS Campus Osório

Desenvolvido por Arthur Godinho Borges, Larissa Cardoso de Aguiar e Letícia Feltrim Alves, o trabalho tem como objetivo a criação de uma coleção didática de invertebrados, sobretudo insetos, encontrados nos limites do IFRS, Campus Osório.

Implantação de sistemas inteligentes de irrigação para a melhoria da produção da agricultura familiar em plantações cultivadas em estufas

Feito por Cauã Ferraz Jacques, o estudo se propõe a elaborar um sistema de irrigação 100% automatizado e inteligente, driblando assim os problemas de escopo semelhante aos relatados acima e possibilitando disseminar tecnologia capaz de aprimorar a produção agrícola com baixo custo.

A presença feminina no campo da Saúde: um estudo de caso nos acervos do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul

Escrito por Maria Virginia Souza Guimarães, a pesquisa tem como objetivo apresentar e discutir a presença das mulheres no campo médico e da Saúde a partir do periódico “Hygia- Revista Mensal Popular de Medicina e Educação Sanitária”, obra considerada rara e que tinha importante papel de divulgação de cuidados de saúde.

ESCOLA RURAL

Avaliando Genótipos de azevém na ILP “Integração Lavoura/Pecuária” no Litoral Norte do RS

Desenvolvido por Matheus Ramos Luly, Maria Victória Quadros de Souza e Erik Carvalho Silva, o trabalho consiste na comparação de desenvolvimento de diferentes cultivares de azevém, possuindo o consórcio com aveia preta e ervilhaca na microrregião do Litoral Norte gaúcho.

Estudantes da Rural Matheus (esquerda) e Maria (direita).

Fotos: Divulgação