POLICIAL

Explosivos são encontrados em propriedades rurais da região

Ao menos três explosivos de caças da Força Aérea Brasileira (FAB) foram localizados em propriedades rurais do Litoral Norte gaúcho. Os dispositivos, chamados de Flares, foram encontrados nos municípios de Capivari do Sul e Palmares do Sul. Os casos foram registrados do início deste mês.

De acordo com o comandante do 8º Batalhão de Policiamento Militar (BPM), o major Luiz César Lima dos Santos, nas duas ocasiões, os locais foram isolados e acionado o esquadrão antibombas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) para a detonação dos explosivos, não havendo nenhum dano ou ferido. O major alerta para que moradores não levem para a casa e nem manuseiam esse tipo de material. No caso de encontra-los, o recomendado é acionar a BM, por meio do telefone 190.

Em contato com a FAB, eles se pronunciaram, por meio de nota, afirmando que o explosivo encontrado se trata de um Flare, utilizado pelo Grupo de Aviação em Treinamentos, também conhecido como Esquadrão Pampa. Segundo a FAB, os dispositivos são “dispositivos despistadores do espectro infravermelho, cujo objetivo é confundir o sistema de mísseis guiado por calor. Assim que o piloto suspeitar da aproximação desse (tipo de) míssil […], ele lança os Flares, com o objetivo de que o míssil pare de perseguir o calor do motor da aeronave e mude sua direção, seduzido pela queima do Flare”. A FAB também alerta para que a população não tenha contato com esses explosivos. Em caso de acha-los, comunique o Oficial de Permanência Logística, no telefone: (51) 99268-3823.

Lembrando que a região do Litoral é bastante utilizada para esse tipo de treinamento. No último dia 20 de setembro, cerca de duas semanas antes dos explosivos serem encontrados, houve um exercício com caças F-5. Na ocasião, as aeronaves chegaram a romper a barreira do som, sendo possível ouvir um enorme estrondo em diversos municípios.

Foto: Divulgação