REGIÃO

Procissão à Nossa Senhora Aparecida reúne centenas de fiéis

Nem a chuva e o mal tempo que atingiram o Litoral Norte gaúcho na manhã de quarta-feira (12), atrapalhou a realização da tradicional procissão à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.  O evento, que chegou a sua 36ª edição, é organizado pelo servidor municipal aposentado Sérgio Kulzer, e contou com apoio da prefeitura de Imbé, por meio das Secretarias de Turismo, Desporto e Cultura, de Segurança Pública e Trânsito e de Comunicação e Transparência.

Centenas de fiéis se reuniram em frente à Capela da Igreja São José, em Tramandaí, onde iniciaram as homenagens a Santa, com a realização de orações e pedidos, além de cânticos. Depois, o grupo seguiu em caminhada por aproximadamente 12 quilômetros, até a Capela da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no balneário de Mariluz, em Imbé, onde foi celebrada uma missa campal. Além disso, outro trajeto, com saída do Balneário Santa Terezinha, também com destino a Mariluz, reuniu outros fiéis. O ato contou com a presença de diversas autoridades da região, incluindo os prefeitos Ique Vedovato (Imbé) e Luiz Carlos Gauto (Tramandaí).

Missa foi realizada em frente à Capela Nossa Senhora do Rosário, em Imbé. – Foto: Ivan de Andrade

MOTO PROCISSÃO

Pela 26ª edição, também foi realizada a Moto Procissão. Centenas de motociclistas do Litoral, da região Metropolitana de Porto Alegre e de Santa Catarina saíram de Imbé, passaram por Tramandaí e chegaram a Osório, onde houve uma celebração em frente à Igreja da Matriz. Os motociclistas foram acompanhados do Pelotão de Motos do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM). Além das motos, a empresa São José disponibilizou um ônibus para que os fiéis pudessem participar do ato. Vale ressaltar que, um motociclista acabou passando mal durante o trajeto e precisou ser levado até o Hospital de Tramandaí, onde foi atendido e liberado. Após, os participantes retornaram a Imbé, onde foi celebrada a Missa, na Praça da Fonte de Nossa Senhora Aparecida.

A benção foi realizada pelo padre motociclista Ceverino Cracco. O religioso que sofreu um grave acidente de carro no ano passado, falou emocionado sobre o ocorrido. “Fiquei mais de 90 dias na UTI, 64 deles em coma. Fui ressuscitado sete vezes e estou aqui, celebrando Nossa Senhora Aparecida com vocês”, declarou.

Motoqueiros se reuniram em frente à Igreja da Matriz, em Osório.