CIDADE

Vereadores homenageiam coveiros do município

OSÓRIO – O Plenário Francisco Maineri recebeu na noite de quarta-feira (21), uma nova Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores. A Sessão contou com a presença dos nove vereadores: Charlon Muller, Ed Moraes, João Pereira e Lucas Azevedo do MDB; Luiz Carlos Coelhão, Maicon Prado, Ricardo Bolzan e Vágner Gonçalves do PDT; e Miguel Calderon do Progressistas.

Ao todo, foram aprovados oito Pedidos de Providência e seis Pedidos de Indicação. Além disso, foram aprovados dois Projetos de Lei (PLs): 134 e 141/2022. O primeiro, de autoria do Executivo, altera o prazo estabelecido no caput do artigo 5º da Lei Municipal nº 6.522, de 04 de outubro de 2021, que “institui o Regime de Previdência Complementar para os servidores públicos municipais, titulares de cargo efetivo; fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência de que trata o artigo 40 da Constituição Federal; autoriza a adesão a plano de benefícios de previdência complementar; e dá outras providências”.

Aprovado por unanimidade, o novo texto ficou da seguinte forma: “Os servidores definidos no parágrafo único do artigo 1º desta Lei que tenham ingressado no serviço público até a data anterior ao início da vigência do Regime de Previdência Complementar poderão, mediante prévia e expressa opção, aderir ao RPC, na forma a ser regulada por lei específica, no prazo máximo de dois anos, contado da vigência do Regime de Previdência Complementar (RPC).

PL 141/2022 – De autoria dos vereadores Ed Moraes e Luis Carlos Coelhão, foi aprovada com uma emenda. O projeto denomina de Rua Joaquina Osório Cardoso, a Rua Azeredo Alves Moraes, localizada na localidade do Sertão, no distrito de Aguapés. Vale ressaltar a presença de familiares de Joaquina durante a Sessão, incluindo uma de suas filhas, Delma Santos da Silva, de 96 anos.

A homenageada nasceu na localidade conhecida por Estância, em Osório, no ano de 1893. Filha de Luiz Osório Cardoso e Maria Candida Peixoto, Joaquina era irmã de Firmiano Osório, o qual também dá nome a uma rua da cidade. Casou-se com Crispim Pereira dos Santos, com quem teve cinco filhos: Alzira, Carlos, Delma, João e Maria Cândida. Moradora da localidade de Sertão, ‘Dindinha’ como era conhecida, criou sua família com muito amor e carinho, sendo uma esposa, mãe e avó extremamente carinhosa, bondosa e muito guerreira. Ela e o esposo Crispim eram tão unidos, que algumas horas após a morte dele, Joaquina também faleceu, no dia cinco de setembro de 1968, aos 95 anos de idade.

Os textos seguem para a sansão do prefeito Roger Caputi e começam a valer assim que forem publicados no Diário Oficial.

HOMENAGEM

Durante a Sessão da Câmara, os vereadores outorgaram Votos de Congratulações a quatro servidores públicos que atuam como coveiros no município. Os servidores Elisandro Moro Silveira, Luis Almiro de Souza Nunes, Paulo César Lessa da Conceição e Paulo Henrique Makcri Vieira foram agraciados pelos serviços prestados na função de coveiros, especialmente durante a pandemia de Covid-19. O coordenador da equipe, Caetano, acompanhou a entrega da distinção. A homenagem foi concedida por meio do Requerimento 057/2022, de autoria do presidente do Legislativo, Charlon Muller (MDB). Conforme o vereador, estes profissionais, além da carga horária corriqueira, estiveram de plantão e prontidão desempenhando com comprometimento a função, durante o percurso em que a pandemia entristeceu a sociedade.

Fotos: Adriana Davoglio