CIDADESOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Diretora do IFRS, Campus Osório recebe Medalha do Mérito Farroupilha

A Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS) realizou na manhã de terça-feira (23), a entrega da Medalha da 55ª Legislatura Mérito Farroupilha. A distinção máxima do Legislativo gaúcho, desde 1995, é destinada a pessoas que contribuíram e/ou contribuem para o desenvolvimento econômico, social e cultural do RS.

Entre os homenageados estava o nome da diretora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório, a professora Flávia Twardowski. A homenageada esteve presente na cerimônia que também contou com a presença de familiares, amigos, representantes da gestão da reitoria do IFRS e do Campus Osório, além de um grande número de estudantes egressos que tiveram suas vidas transformadas pelas experiências vivenciadas nos projetos de pesquisa orientados pela docente.

Natural de Porto Alegre, a professora, engenheira e pesquisadora, Flávia tem Mestrado em Ciência e Tecnologia em Alimentos e Doutorado em Engenharia de Produção, ambos pela Universidade Federal do RS (UFRGS). Com experiência nas áreas de Bioquímica, Microbiologia e Sensometria, a docente atua a 12 anos como professora do IFRS, Campus Osório. Durante este período, Flávia instigou diversos estudantes a desenvolverem projetos de pesquisa, os quais receberão conhecimento regional, nacional e internacional. Por sua trajetória e atuação no campo da pesquisa ela recebeu a homenagem, proposta pelo deputado Fernando Marroni (PT).

“A homenagem aqui hoje é dirigida a ciência, ao estudo tecnológico, a inquietude, a insatisfação genuinamente presente na qualidade dos gênios, que levam a sociedade o avanço, o progresso e libertam o nosso povo pelo conhecimento”. Foi assim que o parlamentar Fernando Marroni começou o seu discurso. E o deputado continuou a sua fala afirmando que “ninguém melhor para receber essa homenagem do que a professora Flávia. Essa homenagem é para você sim. Por tudo que fez para a nossa sociedade, pelas gaúchas e gaúchos, pelo Instituto Federal, mas principalmente, pelo que tu fizeste pelas meninas cientistas”, declarou o deputado Marroni.

Já o reitor do IFRS Julio Xandro Rech, ressaltou o valor simbólico do prêmio para a instituição, ressaltando três aspectos: O protagonismo e o empoderamento das mulheres; as premiações que a professora Flávia recebeu (com meras exceções) as quais foram com alunos do Ensino Médio Integrado, prioridade do IFRS; e a marca da indisciplinariedade de ensino, pesquisa e educação. “Um dos maiores méritos da Flávia não é o resultado da pesquisa em si, mas sim a formação de futuros cientistas. Esse prêmio não poderia ser dado a melhor pessoa, visto que ela prioriza a valorização da ciência e dos recursos humanos qualificados. Siga o seu caminho e saiba que pode contar com a gestão do IFRS para que sua trajetória siga brilhante como tem sido”, declarou o reitor Rech.

Flávia agradeceu a homenagem do deputado Marroni, que, segundo ela, é uma valorização a pesquisa, ciência e educação, diante do cenário de cortes que o setor tem passado nos últimos anos. Bastante emocionada, a docente compartilhou a conquista com todos que acreditaram nela durante a sua vida, citando o pai José Luis Twardowski, a mãe Diva Beatriz Pinto, o marido Eduardo Weiner, o hoje reitor do IFRS, Julio Xandro Rech e, principalmente, seus ex-bolsistas que estiveram em peso no auditório do Legislativo gaúcho.

Durante o seu discurso, Twardowski destacou a importância do Instituto Federal: “Essa é uma instituição única no Brasil, porque une pesquisa e extensão de estudantes desde a educação básica. E isso faz a diferença nas nossas vidas”, declarou a professora, que finalizou a sua fala dizendo que o mérito pela conquista era de todos que estavam ali presentes naquele momento.

MULTIPREMIADA

Durante sua carreira como docente, Flávia já teve cerca de 60 trabalhos orientados, sendo reconhecidos e recebendo mais de 200 premiações, incluindo 16 indicações para prêmios fora do país. Além do reconhecimento de seus alunos, Twardowski também acumula outras conquistas. Neste ano, por exemplo, ela recebeu o Prêmio Educadores Transformadores na Feira de Ciências de Jovens Cientistas. Também foi homenageada com o Prêmio Professor Destaque na Feira Brasileira de Ciência da Engenharia (Febrace), em 2019; o Prêmio Intel na Promoção de Pesquisa – Professor Destaque, na 32ª Mostra Internacional da Ciência e Tecnologia, em 2017; e o Prêmio de Incentivo ao Professor na Feira de Tecnologia de Engenharia e Ciência, em 2016.

É por essas e outras conquistas que a diretora do IFRS, Campus Osório, Flávia Twardowski recebeu a Medalha Mérito Farroupilha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação