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Comércio espera grande movimento até domingo

Aproximadamente 63% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano. Na prática, isso significa que aproximadamente 101,8 milhões de pessoas devem presentear seus entes queridos no próximo domingo (14). Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a expectativa é de que sejam movimentados durante a data R$ 24,09 bilhões no comércio, em todo o país.

Em relação aos gastos, 34% têm intenção de gastar o mesmo valor que em 2021, 29% desejam desembolsar mais, e 26% querem gastar menos. “O que percebemos nas pesquisas e no contato com o lojista é uma vontade de retribuir o carinho e o esforço dos pais na vida. Essa é a razão apontada por quase metade dos entrevistados. Outros, dizem que possuem o hábito de presentear pessoas queridas e entendem que o presente é um gesto importante”, afirma o presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner.

Entre aqueles que pretendem gastar mais, 50% desejam comprar presentes melhores, 49% acreditam que os preços dos produtos estão mais altos e 19% querem comprar mais presentes. Já entre aqueles que pretendem gastar menos, 37% querem economizar, 36% estão com o orçamento apertado, 20% citam as incertezas do cenário econômico e 18% precisam pagar dívidas atrasadas. A pesquisa aponta que o valor médio dos gastos será de R$ 236,77 ao todo. Os consumidores pretendem comprar, em média, 1,8 presente.

Itens de vestuário lideram o ranking de presentes para o Dia dos Pais.

Assim como no ano passado, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (54%), seguidas de perfumes e cosméticos (37%), calçados (35%) e acessórios (25%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.

A grande maioria dos consumidores (78%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (29%), dinheiro (25%), no cartão de débito (24%). 37% preferem pagar a prazo, principalmente com parcelas no cartão de crédito (33%). A média geral é de 3,4 prestações. O levantamento aponta ainda que 82% dos consumidores pretendem pagar o (s) presente (s) sozinhos, enquanto 14% vão dividir, seja uma parte do valor (8%) ou integralmente (5%), com outra pessoa. Entre estes, 27% pretendem dividir o pagamento do (s) presente (s) porque os preços estão muito altos, 26% querem dar um presente melhor/mais caro e 23% afirmam que é uma forma de reduzir os gastos. Entre os entrevistados, 65% pretendem presentear o próprio pai, 21% o esposo, 13% o pai de seus filhos e 10% o sogro.

FOTO: Divulgação