GERAL

Lojistas têm grande expectativa para vendas para Dias dos Pais

Considerada uma das datas mais importantes do comércio no país, o Dia dos Pais, que neste ano será celebrado em 14 de agosto, é mais uma oportunidade de os lojistas gaúchos incrementarem suas vendas. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS (FCDL-RS) avalia que a data comemorativa pode ajudar os comerciantes a manterem o gradual processo de recuperação das perdas que tiveram em 2020 e 2021, durante a pandemia, com as restrições ao seu funcionamento. Neste aspecto, setores como vestuário, calçados e acessórios devem ter um incremento significativo nas vendas, uma vez que esses produtos, tradicionalmente, são os mais procurados por quem presenteia os papais.

“Um detalhe importante é que o Dia dos Pais coincide com as liquidações de artigos de inverno, transformando-se em mais uma oportunidade de faturamento para os lojistas e de aquisição para os consumidores. Somando-se a isso fatores como a reação dos indicadores de emprego e a existência de mais dinheiro circulando no mercado por causa das medidas sociais implementadas pelo governo federal, temos uma expectativa de que o volume de vendas na data comemorativa possa crescer até 8% na comparação com 2021. Destacando, claro, que com preços mais elevados por causa da inflação o faturamento dos lojistas tende a ser mais elevado”, avalia o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Diante do atual cenário econômico do país, com medidas que ajudam a aumentar o poder de consumo das famílias, a federação projeta que o ticket médio na aquisição de presentes deve ficar em torno de R$232,00. “Temos visto uma reativação da economia, que poderia ser mais intensa se a inflação não estivesse alta. Acreditamos que ela vá cair e vamos ter um avanço mais forte das vendas do comércio até o final do ano”, salienta Koch.

Para aproveitar mais esta importante data comemorativa do comércio, o presidente da FCDL-RS sugere aos lojistas algumas práticas importantes para captar mais consumidores, como um contato mais direto com seus clientes, utilizando as redes sociais, a disponibilização de um mix de produtos atraente e de promoções. Vale lembrar que ofertar condições de pagamento facilitadas também contribui para ampliar as vendas, conquistar e fidelizar consumidores.

Foto: Divulgação