CTG Estância da Serra é destaque no Festmirim

Entre os dias 22 e 24 de julho, a cidade de Santa Maria, na região Central, recebeu a 26ª edição do Festival Estadual de Danças Tradicionais – Categoria Mirim (Festmirim). A Invernada Mirim do CTG Estância da Serra esteve representando Osório durante o evento.
Sob temática relacionada a influência da cultura açoriana, o elenco mirim apresentou como coreografias de entrada e de retirada as músicas ‘Lusitana e Brasileira’ e ‘Aporte’, respectivamente, utilizando de acessórios e reproduzindo gestuais que marcam e relembram o legado e a cultura dos açores. Já como danças tradicionais, a invernada apresentou as seguintes canções: Balaio, Chote de Duas Damas, Maçanico e Tatu com Volta no Meio. A responsabilidade técnica ficou a cargo de Bruna Pereira e Thiago Colombo com coreografias de Jocelito Quadros e Robson Cavalheiro.

Após as duas apresentações, o CTG Estância da Serra somou 81,956 pontos, ficando na 7ª colocação, entre 12 participantes. O grande campeão foi o CTG M’Bororé (Campo Bom), com o somatório final de 82,834 pontos.

Além da Invernada Artística, o Estância da Serra contou com a participação da 1ª Prenda Mirim da 23ª Região Tradicionalista, Valentina Nunes Ferreira. Ela participou na categoria individual na modalidade Gaita Tecla, conquistando o 3º lugar. A grande campeã foi Rafaela Fernanda Tormen do CTG Sentinela da Querência, de Erechim.

Após a participação do Festmirim, o CTG Estância da Serra agradeceu a todos os apoiadores que auxiliaram para que a instituição pudesse participar do evento: “Queremos agradecer ao apoio de toda a comunidade, dos familiares, dos integrantes da Invernada, da coordenação, dos instrutores, da patronagem da Entidade em nome do Patrão Sr. João Adauto, dos patrocinadores e colaboradores, dos membros do CTG Estância da Serra e, principalmente, dos poderes Executivo e Legislativo de Osório por acreditarem na cultura e entenderem sua importância para a construção dos valores de uma criança, dando todo o suporte necessário e participando ativamente das ações da Entidade”.

Vale ressaltar que a instituição da cidade só pode participar do Festmirim após os vereadores aprovarem o Projeto de Lei da prefeitura, o qual concedeu o valor de sete mil reais, por meio de patrocínio, para que ambas pudessem realizar a viajem.

No final, o Estância da Serra ainda parabenizou os seus estancieiros pelo trabalho e pelos resultados: “Vocês são o nosso orgulho e com certeza seguirão representando lindamente essa histórica e importantíssima casa por longos anos. Parabéns Invernada Mirim e Valentina por toda a dedicação, o empenho e o comprometimento com a Entidade que vocês representam!”.



Fotos: Divulgação