GERALREGIÃO

Cidades do Litoral Norte estão entre as melhores do país

No ranking das cidades de pequeno porte, Osório está na 29ª posição.

Dois municípios do Litoral Norte gaúcho estão entre As Melhores Cidades do Brasil 2022. A pesquisa realizada pela Austin Rating, em parceria com a Editora Três, é publicada anualmente na revista IstoÉ. Divulgado na última quarta-feira (29/06), o ranking do Top 50 Geral, que engloba os 5.565 municípios brasileiros, traz seis cidades gaúchas.

A melhor cidade do RS é Caxias do Sul, que ocupa a 18ª posição com 189,9 pontos, seguida por Bento Gonçalves, 25ª colocada, e Porto Alegre, na trigésima posição. Completam o Top 50 Geral Farroupilha (35ª), Passo Fundo (39ª) e Santa Maria (41ª). Na liderança do ranking ficou Joinville (SC), com 190,0 pontos.

Aliás, Santa Catarina colocou quatro das seis primeiras colocadas, sendo todo o pódio formado pelo estado vizinho. Em segundo lugar ficou Jaraguá do Sul com 189,0 pontos, seguida pela 3ª colocada Blumenau com 188,6 pontos. Na quarta posição aparece a primeira cidade que não é de SC, Maringá no Paraná com 188,3 pontos. Por sinal, a região Sul teve os seis melhores municípios do ranking. Completam a lista do Top Seis a quinta colocada Florianópolis (SC) com 187,2 pontos, e a sexta Curitiba (PR) com 186,7 pontos.

Além do ranking Geral, foram realizados outros três rankings, de acordo com o tamanho populacional do município: Grande porte (acima de 100 mil habitantes), Médio (entre 50 e 100 mil habitantes) e Pequeno (menos de 50 mil habitantes).

No ranking de Grande porte não há muitas mudanças em relação ao Geral, seguindo com domínio dos municípios da região Sul. O Top 5 é formado por Joinville, Blumenau, Maringá, Florianópolis e Curitiba. O melhor município gaúcho é Caxias do Sul, que aparece em 14º lugar. Além de Caxias, também aparecem entre os 50 primeiros: Porto Alegre (23º), Passo Fundo (30º), Santa Maria (31º) e São Leopoldo, que entrou no ranking na posição de número 49.

No ranking de Médio porte, Jaraguá do Sul (SC) aparece na liderança, seguida pelas cidades paulistas de São Caetano do Sul (185,9 pontos) e Valinhos (185,7 pontos). Completam o Top 5, Brusque (SC) com 185,2 pontos e Toledo (PR) com 184,8 pontos. A primeira cidade gaúcha a aparecer na lista é Farroupilha, na nona posição, com 183,1 pontos. Além dela, também aparecem entre as 50 melhores: Erechim (12ª), Lajeado (13ª), Santa Cruz (30ª), Santo Ângelo (43ª), Cachoeirinha (47ª) e Campo Bom (49ª).

Já no ranking de Pequeno Porte, o RS teve uma melhora expressiva, colocando 22 dos 50 primeiros colocados, incluindo o segundo colocado Carlos Barbosa, com 179,0 pontos. Porém, a liderança ficou novamente com uma cidade de SC: Timbó, que somou 179,7 pontos. Novamente pode ser visto um domínio dos municípios da região Sul, contando com os nove primeiros colocados do ranking. Completam o Top 5: Pomerode (SC) com 178,4 pontos, e as gaúchas Panambi, com 176,9 pontos, e Garibaldi, com 176,6 pontos.

Vale ressaltar que também apareceram na lista duas cidades do Litoral Norte gaúcho. Em 26º lugar (13º no ranking do RS) está Torres com 169,7 pontos. Já em 29º (16º no RS), aparece Osório, com 169,2 pontos.

FORMAÇÃO DO RANKING

O ranking de Melhores Cidades do Brasil se propõe a mapear o nível de desenvolvimento socioeconômico de todas as cidades brasileiras. A base de dados é formada pelo banco de informações de órgãos federais e instituições públicas, entre as quais estão o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Datasus.

Ao todo, foram considerados 281 indicadores, divididos nas seguintes categorias: fiscais (capacidade de arrecadação, execução de orçamento, aplicação na saúde e educação e capacidade de pagamento), econômicas (padrão de vida, mercado de trabalho e comércio exterior), sociais (atenção ao jovem, educação, responsabilidade social, habitação e qualidade de vida) e digitais: mobilidade digital e acesso digital ao conhecimento.

Foto: Divulgação