GERAL

Gabriel Souza é confirmado como pré-candidato ao governo do RS

Foi realizada na manhã de domingo (27), a votação para a escolha do pré-candidato do MDB ao governo do RS. O ato foi realizado na sede estadual do partido, em Porto Alegre, o qual contou com a participação de aproximadamente 800 correligionários de todas as regiões do Estado.

Antes da escolha do nome do pré-candidato, o Diretório Estadual votou também a moção encaminhada por um grupo de filiados que pedia que a decisão fosse avalizada por um colégio eleitoral ampliado. A moção recebeu 56 votos contrários e três favoráveis. Após, como já era esperado, o deputado Gabriel Souza (único nome na disputa) foi escolhido como pré-candidato, recebendo 57 votos favoráveis dos 59 disponíveis.

Vale ressaltar que, antes de iniciar oficialmente a votação – que transcorreu até às 11h e 30min de domingo, Fábio Branco, presidente do MDB-RS, abriu o prazo de 10 minutos para receber alguma nova eventual inscrição, o que não ocorreu.

Ainda em fevereiro, a direção do MDB gaúcho chegou a publicar edital de convocação para a realização de prévias, ocasião em que também não houve registro de inscrição. O novo prazo de inscrição para pré-candiduras, aberto após a reunião da comissão executiva do dia 18 de março, se encerrou às 9h da manhã do dia 24/03, quando a direção partidária recebeu como único registro o pedido do deputado Gabriel Souza.

GABRIEL SOUZA É O PRE-CANDIDATO DO MDB

“Algo inacreditável está acontecendo aqui hoje. Entrei para esse partido com 15 anos de idade. Não sou filho de políticos famosos e nem tenho sobrenome de grife, eu sou Souza, como metade da população gaúcha”. Essas foram as primeiras palavras do deputado Gabriel Souza como pré-candidato do MDB ao governo gaúcho.

Com a voz embargada e apesar de apenas 38 anos de idade, ele falou sobre a sua trajetória de 23 anos de militância. “Todos nós que estamos aqui hoje temos história. E eu respeito a história de todos. Ninguém é mais emedebista do que o outro, somos uma grande família”, discursou o pré-candidato.

Gabriel estava acompanhado dos pais Danton e Cleci, da esposa Talise e da filha, Dora. Além da família do deputado, estiveram presentes diversas lideranças do MDB no Estado, como: o ex-governador José Ivo Sartori; o ex-vice-governador José Paulo Cairoli; os deputados federais Giovani Feltes e Márcio Biolchi; os deputados estaduais Beto Fantinel, Carlos Búrigo, Clair Kuhn, Gilberto Capoani e Vilmar Zanchin; o secretário de Estado de Logística e Transportes, Juvir Costella; o ex-ministro Eliseu Padilha, entre outras autoridades.

COMPROMISSO COM A HISTÓRIA DO RS

Ao encerrar o seu discurso no final da manhã deste domingo, Gabriel Souza reafirmou o seu compromisso com a história e o projeto do partido. “Posso ser de outra geração, mas carrego os mesmos valores e princípios daqueles que desbravaram os caminhos e fizeram do MDB o maior partido do Rio Grande do Sul”. E para finalizar, arrematou: “Quero fazer jus a essa confiança e dar orgulho a cada integrante da família emedebista”.

PERFIL DE GABRIEL SOUZA

Mestre em Direito, pós-graduado em Gestão Pública e médico veterinário, Gabriel Souza, 38 anos, é natural de Tramandaí, no Litoral Norte gaúcho. Nas eleições de 2018, recebeu 52.953 votos, para o seu segundo mandato na Assembleia gaúcha, sendo o mais votado do MDB. Ainda no primeiro mandato, entre junho de 2016 e dezembro de 2018, foi o líder do Governo Sartori – um dos mais jovens até hoje a assumir o cargo. Em 2021, presidiu a Assembleia Legislativa do Estado (AL-RS).

Com uma vida partidária ativa desde a adolescência, foi líder estudantil, presidente da juventude do MDB/RS, presidente da juventude nacional da sigla e integrante do Conselho Nacional da Juventude. Também foi secretário de Planejamento de Tramandaí. Atualmente é o primeiro-secretário da Executiva Nacional do MDB e membro do conselho curador da Fundação Ulysses Guimarães (FUG).

Ao lado de diversos políticos do MDB, foi oficializada a pré-candidatura de Gabriel Souza ao governo do Estado.

FOTO: Ivo Gonçalves