REGIÃOSAÚDE

Audiência Pública debate sobre instalação de hospital regional no Litoral Norte

Na manhã desta segunda-feira (14), foi realizada uma Audiência Pública no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), no Campus Torres, para debater a necessidade de um hospital regional no Litoral Norte gaúcho. Na abertura do evento, o proponente da audiência, o vereador de Torres Gilbraltar Cipriano Vidal (Progressistas), ressaltou o atual desrespeito com a vida da população que busca diariamente atendimento médico especializado na Capital ou outros locais.

O prefeito de Arroio do Sal e presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), Afonso Flavio Angst (o Bolão), disse que há um grande espaço para a criação deste equipamento em um local ou dividido em vários municípios e que a Associação dos Municípios do Litoral Norte estará acompanhando o pleito e informou que nesta terça-feira haverá reunião na entidade para tratar da mesma pauta. O prefeito de Torres, Carlos Souza enfatizou que a região tem uma das melhores qualidades de vida do RS, mas necessita melhorias na Saúde.

Para o representante da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Salmo Dias de Oliveira, falou que está mais do que na hora do Litoral ter um hospital regional e que a Famurs se associa a este pleito. Já o deputado Jeferson Fernandes (PT) disse que é primordial o engajamento da União e do Estado e que este pleito demanda prazos longos.

Ao final da audiência foi criada uma comissão para dar andamento ao debate e foi formada pelo prefeito de Torres, Carlos Souza, representantes de Câmaras de Vereadores de Tramandaí, Santo Antonio da Patrulha, Capão da Canoa e Torres, o deputado Ernani Polo (representando a Assembleia Legislativa), os deputados federais Pedro Wesphalen, Pompeo de Matos e Daniel Trceziak e integrantes da iniciativa privada. Vale repassar que a comissão é aberta a outros participantes passará a se reunir em datas a serem definidas.

Foto: Divulgação