CIDADE

NOTÍCIAS DE OSÓRIO

FALTA DE REMÉDIOS – O secretário de Saúde de Osório, Danjo Renê, se pronunciou sobre a falta de alguns medicamentos, principalmente controlados, na Farmácia Municipal. O secretário explicou que a medicação já foi comprada desde o ano passado, porém, não foram entregues pelos fabricantes, justificando a falta de insumo. Vale ressaltar que a Secretaria recebeu na semana passada, medicação que também estaria em falta, com entrega atrasada em razão do feriadão de Carnaval.

De acordo com o prefeito Roger Caputi, a Administração realizou a abertura do orçamento para aquisição de novos medicamentos apenas no final de janeiro e agora, o Executivo aguarda o término do prazo de 60 dias para a licitação. Segundo Roger, para o ano que vem já está sendo estudada uma forma para que essa situação não volte a se repetir, afetando a população osoriense.

REALIZAÇÃO DE EXAMES – Questionado sobre a dificuldade que os moradores estão tendo para se deslocarem a outros municípios para a realizar exames médicos, tendo que os pacientes bancarem as próprias passagens de ônibus, o prefeito Roger Caputi afirmou que a prefeitura está estudando uma maneira de auxiliar o cidadão.

Ele explicou que, como Osório não tem alguns equipamentos necessários, acaba ocorrendo que as pessoas precisam se deslocar até outros municípios da região como Capão da Canoa, Santo Antônio da Patrulha e Tramandaí e até mesmo Porto Alegre, para realizarem os exames. Caputi ressaltou que a escolha dos locais é sempre feita levando em consideração o preço mais em conta do exame, buscando uma conta menor para o município.

UPA – Ainda na área da Saúde, o prefeito osoriense declarou que segue em andamento o processo de licitação para escolher a nova empresa que ficará responsável pelo gerenciamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Conforme Roger, no próximo dia 23 de março vão ser analisadas as propostas. O prefeito Caputi lembrou o processo é uma das necessidades para a continuação dos trâmites para que a UPA de Osório possa ser credenciada. Quando isso ocorrer, o município passaria a receber recursos do governo federal para ajudar no custeio da unidade de saúde.

CONTRATAÇÕES NA EDUCAÇÃO – A prefeitura encaminhou um Projeto de Lei a Câmara de Vereadores de Osório, o qual abriria o Processo Seletivo para a contratação emergencial de Professor Itinerante. Questionado porque não eram chamados os candidatos classificados no último Concurso, Caputi explicou que os concorrentes fizeram as provas para “uma área específica e não para o cargo necessário”.

É válido ressaltar que o Professor Itinerante é um cargo rotativo e serve para cobrir a falta de professores que estão de licença ou afastados das salas de aula para assumirem outro cargo, como diretor ou coordenador. Portanto, as vagas são temporárias, visto que após o período, os professores retornariam aos seus postos, não havendo mais a necessidade de manter o professor substituto (Itinerante).

O prefeito osoriense disse que, inicialmente, as contratações serão feitas desse modo. Posteriormente, caso dê certo, a contratação de novos professores itinerantes será feita via Concurso Público. “Isso é transparência, clareza e investimento na Educação, com responsabilidade”, ressaltou Roger Caputi.

PROFISSIONAIS CHAMADOS – Em relação aos classificados no último Concurso, até o último dia 04/03, segundo Roger, foram chamados 110 profissionais na área da Educação, sendo 45 professores para Anos Iniciais, 16 auxiliares de Educação Infantil, 12 professores de Educação Infantil, 10 professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), 10 monitores de AEE, sete merendeiras, quatro secretários e cinco professores (dois de Português, um de Matemática, um de Geografia e outro de Educação Física).

Além disso, o prefeito de Osório garantiu que serão chamados nos próximos dias mais 16 profissionais, sendo sete auxiliares de Educação Infantil e nove professores (dois de Espanhol, dois de Educação Infantil, um de Anos Iniciais, um de Português, um de Matemática, um de Educação Física e um de Artes).