CIDADEPOLICIAL

Delegacia de Polícia dos Animais é inaugurada em Osório

OSÓRIO – Foi realizada na última quinta-feira (24/02), a inauguração da Delegacia de Polícia Amiga dos Animais. A delegacia, localizada na Avenida Jorge Dariva, 1.427, na região central da cidade, é a 53ª Delegacia especializada em crimes de maus-tratos e tortura contra animais inaugura no Estado, desde abril de 2021.

A Chefe de Polícia, a delegada Nadine Anflor, acompanhada do Subchefe, o delegado Fabio Motta Lopes, esteve presente na inauguração. Na oportunidade, ela relembrou que o projeto contempla uma demanda antiga da instituição: “atendendo aos anseios de uma sociedade cada vez mais engajada na luta em defesa dos direitos dos animais”, destacou a Chefe, parabenizando ao titular da DP de Osório, o delegado João Henrique Gomes de Almeida, pela iniciativa de aderir ao projeto.

Por sua vez, o delegado João Henrique destacou que “a partir de uma série de denúncias e ocorrências de maus-tratos contra animais no município, percebeu-se a necessidade de intervenção, e a consequente instauração de um cartório específico, no sentido de melhor apurar e coibir tais crimes”. O delegado, ainda aproveitou a ocasião para homenagear ao médico veterinário Robson Luis Ferreira, que atua no Canil Municipal e é um parceiro da Polícia Civil (PC) nos atendimentos aos animais resgatados.

Vale destacar que a DP de Osório possui um histórico de dedicação ao combate aos crimes contra os animais. O cartório especializado, na realidade, vem funcionando no órgão policial desde meados de maio de 2021. De lá para cá, diversas ações foram realizadas, como por exemplo um caso em que três cães domésticos estavam em nítida situação de maus-tratos (mutilados), sendo abrigados, recebendo cuidados e um novo lar em famílias humanas. O responsável foi preso em flagrante, à época, e ainda responde a processo criminal.

Presente na cerimônia, o prefeito Roger Caputi destacou a importante parceria com a Polícia Civil na defesa dos direitos dos animais. “É muito importante essa relação que o município fortalece com a Polícia Civil no apoio e amparo nas questões voltadas aos maus-tratos contra os animais. Essa é uma estrutura que se cria no município e fizemos questão de estar junto neste momento, valorizando esse ato, que com certeza trará mais garantias a sociedade, que cada vez mais está engajada na defesa dos direitos dos animais”, declarou o prefeito Caputi.

FOTO: PC