REGIÃOSOCIAL, CULTURA e EDUCAÇÃO

Escolas da Rede Estadual retornaram as aulas presenciais

As aulas da Rede Estadual referentes ao ano letivo de 2022 tiveram início na segunda-feira (21), e de maneira 100% presencial. O modelo retorna após quase dois anos, devido a pandemia. É válido ressaltar que a modalidade de ensino remoto ficará restrita apenas aos alunos que tiverem as devidas e expressas indicações médicas.

Entre as orientações, estão a obrigatoriedade do uso de máscara nas instituições de ensino, de ambientes ventilados e de higienização constante das mãos, além da recomendação de distanciamento social quando possível.

O ano letivo de 2022 será dividido em quatro bimestres. Este formato permitirá que o planejamento pedagógico tenha uma organização mais efetiva, com maior capacidade de resposta neste momento de recuperação das aprendizagens. O recesso escolar ocorrerá de 25 a 31 de julho, o início do segundo semestre está marcado para 1º de agosto e o ano letivo terminará em 16 de dezembro.

CARGA HORÁRIA – A carga horária mínima necessária para cumprimento do ano letivo e da matriz curricular específica de cada etapa e respectivas modalidades de ensino será de:

Ensino FundamentalAnos Iniciais 800 horas e Anos Finais 833 horas;

Ensino Médio Diurno e Noturno: Mil horas

Escolas em Tempo Integral: 1,4 mil horas

Modalidades Semestrais de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Curso Normal Aproveitamento de Estudos: 400 horas

NOVO ENSINO MÉDIO – Como novidade para o ano letivo de 2022, ocorre a implementação do Ensino Médio Gaúcho, em seu novo formato, em todas as turmas de 1º ano. A iniciativa abrange cerca de 1.100 escolas e em torno de 100 mil alunos.Em 2022, pela proposta, a carga horária total é de mil horas. O novo modelo contempla 800 horas de Formação Geral Básica e mais 200 horas dos componentes obrigatórios que fazem parte dos itinerários formativos.

Nessa etapa, o aluno tem as disciplinas de formação geral: Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Artes, entre outras, além de carga horária destinada a seu Projeto de Vida, sua relação com o Mundo do Trabalho e com a Cultura e Tecnologias Digitais.

No segundo ano, que iniciará em 2023, depois de o aluno trabalhar seu Projeto de Vida, ele poderá optar por Itinerários Formativos que contemplem seus interesses e anseios profissionais.

O Ensino Médio Gaúcho, em seu novo formato, surgiu como uma proposta para a renovação de oferta de educação aos jovens brasileiros e visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes, com a atualização da etapa por parte das novas demandas e complexidades dos dias atuais. Entre seus objetivos, estão o protagonismo do estudante e a permanência escolar por meio de aprendizagens significativas.

Foto: Divulgação