POLICIAL

Operação da Polícia na região combate a crimes de maus tratos contra animais

A Polícia Civil (PC) deflagrou na manhã de terça-feira (8), no Litoral Norte gaúcho, a Operação ‘É o Bicho’. As ações, realizadas em 17 municípios da região, têm o objetivo de coibir o crime de maus tratos aos animais, partindo das denúncias recebidas pela 23ª Delegacia de Polícia Civil. Aproximadamente 100 policiais participaram da Operação.

Ao todo, 111 locais foram fiscalizados, sendo 30 apenas em Capão da Canoa. Conforme a delegada Sabrina Deffente, foi registrado um flagrante de maus tratos, sendo o dono do animal preso em flagrante. Na maioria dos casos, não foram flagrados situação de maus tratos, sendo apenas aplicadas advertências e orientações aos proprietários dos pets.

Os policiais também encontraram cachorros com água e ração, mas aparentemente abandonados. Nesses casos, os donos dos animais foram localizados e intimados para serem ouvidos na Delegacia. Em Capão da Canoa, por exemplo, sete cachorros, sendo três deles filhotes, eram mantidos presos, sem água e com pouca comida. Conforme a Polícia, um dos bichinhos também estava com carrapatos na barriga.

Já em Imbé, as ações, realizadas em parceria com o Departamento de Proteção Animal (Depan), ocorreram nos bairros Albatroz, Centro, Nordeste, Mariluz, Presidente e Santa Terezinha. Foram vistoriadas nove residências e entregues quatro notificações para adequação dos locais.

A diretora do Depan, Giovana Ghidini, destaca que o trabalho de parceria com a PC é de extrema importância. Ela ressaltou que o Departamento apura, em média, 20 casos de maus tratos a animais mensalmente. “Essa força tarefa se torna cada dia mais necessária tanto para fomentar que mais pessoas denunciem crime de maus tratos, bem como também ajude a conscientizar a população sobre a guarda responsável de animais, e ainda desestimular a prática dos maus tratos”, disse.

Ao todo, oito cachorros foram resgatados durante a Operação ‘É o Bicho’. Os cães foram levados para receberem tratamento e encaminhados a canis da região. A Polícia Civil não descarta novas ações como essas nos próximos dias.

Fotos: PC