CIDADESAÚDE

Secretaria de Saúde lança Campanha ‘Vacina Salva’

Doutor André Bendl, secretário Danjo e enfermeira Juliane.

OSÓRIO – A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na noite de terça-feira (18), uma nova live nas redes sociais. O ato contou com a presença do secretário da pasta, Danjo Renê; do coordenador médico da Secretaria, o doutor André Bendl; e da enfermeira Juliane, coordenadora de Epidemiologia do município.

Segundo Danjo, a live foi realizada com objetivo de levar a população osoriense a importância da vacinação contra a Covid para as crianças, a qual foi iniciada na manhã de quarta (19). Conforme os dados trazidos pela enfermeira Juliane, no Brasil, foram registrados 340 óbitos por Covid em crianças de cinco a 11 anos de idade. Já se for incluir crianças com menos de cinco anos, o número sobe para aproximadamente 1,4 mil óbitos.

Um ano após o início da vacinação contra o novo coronavírus no município, o doutor André ressaltou a importância de mais um momento histórico que estamos vivendo. “Essa pandemia tem uma característica: é um predador invisível que nos colocou em xeque. Esse vírus por onde passou derrubou economias e sistemas de saúde. Nós aqui em Osório, há um ano (no dia 20/01/2021) começamos a vacinação e agora estamos em mais um momento histórico com o início da imunização para as crianças”, declarou Bendl.

VACINAÇÃO – Inicialmente, a vacinação ocorre na cidade apenas para crianças entre cinco e 11 anos de idade com comorbidades, além de indígenas e quilombolas. Isso se deve, ao baixo número de doses recebidas pelo município (pouco mais de duzentas doses). Conforme forem chegando mais doses a vacinação vai se estender as crianças sem comorbidades, sendo feita por idade de forma escalada, a partir dos 11 anos até os cinco.

Vale destacar que a vacinação contra a Covid para as crianças acontece apenas no Posto Médico Central e em Atlântida Sul. Já as outras vacinas para as crianças podem ser feitas nos demais postos de saúde. A aplicação ocorre das 8h às 12h e das 13h e 30min às 17h.

Para se vacinar a criança deve estar acompanhada pelos pais ou responsáveis, os quais vão precisar assinar um termo de autorização para que os menores possam tomar a vacina. Os documentos pedidos são RG ou CPF da criança (caso tenha), ou Certidão de Nascimento, além do Cartão do SUS. Também é necessário levar um laudo ou receita médica, até mesmo um informe feito um profissional de saúde que comprove que a criança tem a comorbidade. O prazo do documento precisa de ser de no máximo um ano.

É válido destacar, que após a vacinação, as crianças vão seguir em observação pelos profissionais de saúde pelo período de 15 a 20 minutos. Segundo a enfermeira Juliane, esse processo é normal e ocorre para ver se o vacinado não vai ter nenhuma reação a vacina. Ela ainda ressaltou que todos os profissionais foram capacitados para a aplicação e orientação dos pais quanto a possíveis dúvidas sobre a vacina ou os procedimentos realizados.

No final da live foi lançada a Campanha ‘Vacina Salva’ com apresentação de um vídeo, onde diversas crianças convidam os menores moradores da cidade a se vacinarem.

Fotos: Divulgação