POLICIAL

Criminosos são presos por tráfico de drogas

A Brigada Militar (BM) segue intensificando o combate à criminalidade em todo o Litoral Norte gaúcho. Entre sexta (3) e sábado (4), seis pessoas foram presas por tráfico na região, sendo três homens e três mulheres. No total, mais de 1,5 quilo de entorpecentes por apreendidos. As ações distintas ocorreram nos municípios de Balneário Pinhal, Osório, Palmares do Sul e Tavares.

Só na noite de sexta-feira (3), cinco pessoas foram presas. Em Balneário Pinhal, após a BM receber uma denúncia de que um homem iria abastecer um ponto de tráfico, uma guarnição do policiamento ostensivo começou a realizar buscas e conseguiu localizar o suspeito.

O indivíduo, de 40 anos de idade, estava em posse de 905 gramas de maconha. Não bastasse isso, próximo ao local, os Policiais Militares (PMs) também prenderam o homem que receberiam o material ilícito. Com o criminoso foi apreendida uma porção de crack e outra de maconha. A dupla foi levada a Delegacia de Polícia (DP) de Pinhal, onde foi registrada a ocorrência.

Em Palmares do Sul, os agentes da Brigada prenderam duas mulheres com drogas. A dupla, que é mãe e filha, foi presa durante patrulhamento na região. Com elas foram encontradas 20 porções de crack e outras 20 de cocaína. Com auxílio do Canil da BM, os PMs ainda localizaram mais de 100 porções de drogas escondidas em um terreno baldio, ao lado da residência onde as mulheres moravam. Diante dos fatos, ambas foram presas e conduzidas a DP do município, para o registro de ocorrência.

Ainda na sexta (3), um homem foi detido no município de Tavares. A prisão foi efetuada após os policiais receberem denúncias de que um indivíduo estaria traficando em uma casa localizada na Vila 12 de Maio. Ao chegarem ao local, os PMs confirmaram o fato e realizaram a prisão.

No imóvel foram apreendidas sete porções de maconha e 130 pinos tipo eppendorf que seriam utilizados para armazenar entorpecentes. O homem de 23 anos foi levado a Delegacia e posteriormente, conduzido ao sistema prisional.

OUTRA PRISÃO

Já no sábado (4), uma mulher de 44 anos foi presa com entorpecentes, no bairro Caravágio, em Osório. Durante a ação, os agentes do 8º Batalhão de Policiamento Militar (BPM) apreenderam 44 pedras de crack e três porções de maconha, além de dois celulares e uma quantia em dinheiro. A criminosa foi levada a DP de Osório, onde foi registrada a ocorrência.

As prisões ocorreram durante a edição de mais uma etapa da Operação Hoplitas, que ocorreu entre sexta (3) e domingo (5). Foram identificadas 440 pessoas, sendo fiscalizados 275 veículos. No total, nove pessoas foram presas, sendo apreendido mais de 1,8 quilo de drogas. Também foram autuados dois indivíduos, precisando ser assinados termos circunstanciados.

OPERAÇÃO HOPLITAS – A Operação realizada pela Brigada Militar ganhou esse nome em alusão aos soldados de infantaria da Grécia Antiga, os quais utilizavam de um grande escudo para lutarem nas batalhas: o Hóplon. Daí o nome, Hoplitas. Notabilizados pela disciplina, espírito de corpo e elevado grau de treinamento, os hoplitas simbolizam o espírito guerreiro de uma tropa no enfrentamento de quaisquer adversidades, lutando lado a lado para formar uma linha em defesa de seu povo.

Foto: BM