Pagamento do Enem ocorre até a próxima segunda
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 se encerraram na quarta-feira (14). Agora os alunos que não conseguiram a isenção da taxa de R$ 85, devem realizar o pagamento, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), até a próxima segunda-feira (19).
GOVERNO GAÚCHO VAI PAGAR
O governo do Estado informou na manhã de segunda-feira (12), que vai pagar a inscrição dos alunos que não conseguiram a isenção da taxa do Enem 2021. Vale ressaltar que, o pagamento vai ser apenas para os alunos concluintes no 3º ano do Ensino Médio que tiveram a taxa de isenção negada.
O estudante deve entregar a guia de pagamento para a direção da escola até essa sexta-feira (16). A partir daí, a direção da instituição deverá usar a verba da Autonomia Financeira para realizar o pagamento. Depois, após prestar contas, a instituição de ensino receberá o ressarcimento do valor pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc).
ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia as mensalidades de faculdades privadas.
AS PROVAS
As datas para as provas do Enem 2021 estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro, tanto da versão impressa, quanto a digital. Como nos outros anos, a prova vai ser composta no 1º dia por 45 questões de Linguagens e 45 questões de Ciências Humanas, além da Redação. Já no segundo dia são 45 questões de Matemática e outras 45 de Ciências da Natureza.
Foto: Divulgação