A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) oferece a 3ª edição do EmpregarRS em 67 agências FGTAS/Sine, nesta quarta-feira (9), das 9h às 16h. Empregadores interessados em disponibilizar vagas no evento podem entrar em contato com as agências participantes pessoalmente, por telefone ou no site da FGTAS.
O evento contará com entrevistas de emprego, palestras e atividades de orientação profissional. Os trabalhadores interessados em participar das seleções devem comparecer com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Em Porto Alegre, o EmpregarRS ocorre na sede do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Rua Cel. Vicente, 281.
Na data, será prestado exclusivamente o serviço de intermediação de mão de obra, ou seja, não haverá encaminhamento de seguro-desemprego e de Carteira de Trabalho nas agências FGTAS/Sine participantes. Em Porto Alegre, será mantida apenas a entrega de Carteira de Trabalho nas agências TudoFácil Centro e Zona Sul. As unidades Centro e Azenha estarão fechadas, pois os servidores atenderão ao público no evento.
Confira a relação de agências participantes: Alegrete, Arroio do Meio, Bagé, Bento Gonçalves, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Canela, Canguçu, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Carazinho, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Dom Pedrito, Erechim, Esteio, Estrela, Frederico Westphalen, Garibaldi, Gramado, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Itaqui, Lagoa Vermelha, Lajeado, Marau, Montenegro, Nova Hartz, Nova Prata, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Osório, Pantano Grande, Passo Fundo, Pelotas, Piratini, Porto Alegre, Quaraí, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Jerônimo, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Luiz Gonzaga, São Sepé, Sapucaia do Sul, Soledade, Tapejara, Taquara, Torres, Tramandaí, Três de Maio, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires e Viamão.
Vagas abertas
Atualmente, as agências FGTAS/Sine dispõem de 4.153 vagas de emprego no Rio Grande do Sul, sendo que 80% delas não exigem experiência e 57% têm salários de R$ 880 a R$ 1.760. Com relação à escolaridade, 22% exigem ensino fundamental completo; 19%, ensino médio completo e 16%, fundamental incompleto. No que tange ao setor econômico, 35,8% das vagas pertencem à indústria; 31% ao setor de serviços e 24,7% ao comércio.
As ocupações com maior número de vagas são alimentador de linha de produção (386), trabalhador volante da agricultura (300), motorista de caminhão (275), operador de caixa (246), retalhador de carne (200) e atendente de lojas e mercados (167). As agências com o maior número de oportunidades de trabalho são: Capão do Leão (555), Capão da Canoa (466), Porto Alegre Centro (242), Nova Prata (216) e Serafina Corrêa (200).