UFRGS divulga listão de aprovados no vestibular 2016

17897815A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou na tarde desta sexta-feira (22) o listão dos aprovados no vestibular 2016. As provas foram aplicadas entre os dias 10 e 13 de janeiro.

A relação com os nomes dos 4.017 candidatos selecionados foi disponibilizada em um mural no prédio anexo da Reitoria às 16h. Quinze minutos depois, a relação completa foi colocada no site da universidade.

A UFRGS preparou uma recepção aos estudantes que foram conferir o listão no prédio da Reitoria, com show musical e atrações culturais. O movimento é intenso de candidatos e familiares, que desde o começo da tarde aguardavam com ansiedade a lista dos aprovados.

 

Matrícula

Neste ano, o processo de matrícula dos calouros da UFRGS foi modificado. A primeira etapa, que vai de 25 de janeiro a 3 de fevereiro, será feita pela internet, no site portalcandidato.ufrgs.br. Assim, serão extintos os tradicionais horários marcados para entrega dos documentos exigidos no edital, como era feito anteriormente.

Depois da anexação da documentação pela internet, os novos alunos serão solicitados a comparecer na universidade para confirmar a matrícula – de 23 a 25 de fevereiro para o 1º semestre e de 5 a 7 de julho para o 2º semestre.

A UFRGS ofereceu, em 2016, 5.671 vagas na graduação em duas modalidades de ingresso: 4.017 para o vestibular e 1.654 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Documentos para matrícula

– Certificado de Conclusão e Histórico Escolar completo do Ensino Médio;

– Documento de identidade atualizado que deverá: a) conter fotografia que permita a clara identificação do portador; b) estar em bom estado de conservação, sem rasuras ou adulterações; c) estar dentro do prazo de validade; d) ter sido expedido por Secretarias Estaduais de Segurança Pública, ou pelas Forças Armadas, ou pela Polícia Militar, ou pela Polícia Federal, ou por outros órgãos legalmente autorizados a emitir documento de identificação.

– Documento de CPF do candidato. Servirá, para efeito de comprovação de CPF, o seu registro no documento de identidade. Se estrangeiro, documento de identidade de estrangeiro e do passaporte, devidamente atualizado, nos termos do Parecer nº 045/95 da Procuradoria Geral da UFRGS. Em caso de mudança de nome, será imprescindível digitalizar também o respectivo documento (certidão).

– Declaração de ocupação ou não ocupação de outra vaga em curso de graduação de Instituição Pública de Ensino Superior. As declarações devem ser obtidas no Portal do Candidato O candidato classificado para o curso de Educação Física – Manhã ou Educação Física – Tarde deverá entregar, também, no dia da sua matrícula, junto a Comissão de Graduação, o Atestado Médico de Capacitação Física, expedido por médico, com carimbo e assinatura, em formulário próprio.

Cotistas
Os candidatos classificados para as vagas de ações afirmativas precisam encaminhar também a documentação comprobatória das informações prestadas no momento da inscrição, relativas à renda, à escolaridade, ou à raça/etnia, conforme a listagem do termo de adesão.

GAÚCHA