Temer exclui servidores estaduais e municipais da reforma da Previdência

temerO presidente Michel Temer anunciou na noite desta terça-feira (21) que irá retirar os servidores estaduais e municipais do projeto de reforma da Previdência que tramita no Congresso. Desta forma, o texto atingirá somente os funcionários públicos federais, além de trabalhadores da iniciativa privada.

A proposta do governo já exclui militares, bombeiros e policiais militares. Em pronunciamento à imprensa, no Palácio do Planalto, Temer disse que, após uma série de reuniões com aliados, percebeu a necessidade de dar autonomia aos estados e municípios sobre o tema.

“Seria uma invasão de competência, que não queremos levar adiante”, afirmou.

Temer fez o pronunciamento ao lado dos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, além de vários parlamentares, entre eles o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o relator da Comissão Especial da Reforma da Previdência na Câmara, Arthur Maia (PPS), e o presidente da comissão, Carlos Marun (PMDB-MS).

O presidente não respondeu aos questionamentos de jornalistas sobre as mudanças no projeto. Contudo, voltou a se manifestar por meio de seu perfil no Twitter.

“Essa decisão também reflete o pensamento do Congresso. A decisão foi encaminhada ao presidente e ao relator da Comissão Especial da reforma”, postou.