Secretaria de Agricultura do RS publica Nota Técnica com orientações sobre controle da influenza aviária

Secretaria de Agricultura do RS publica Nota Técnica com orientações sobre controle da influenza aviária

A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) publicou na terça-feira (10) a Nota Técnica nº 10/2023, com orientações sobre o controle da influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1). De acordo com a Nota, o vírus pode se espalhar por meio do contato direto entre animais infectados e não infectados ou de forma indireta e, por isso, faz-se necessária a mobilização de esforços para a contenção do espalhamento da doença.

“A doença é um problema interdisciplinar, que envolve os órgãos de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde de todas as esferas: Federal, Estadual e Municipal, sendo necessária uma cooperação conjunta de todos e da população, tomando os cuidados de medidas protetivas e notificando os Serviços Oficiais”, destaca o diretor adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA) da Seapi, Francisco Lopes.

A Nota contém orientações para a população em geral, medidas de biossegurança para operadores com sequência de colocação e retirada de equipamentos, recolhimento e destinação de carcaças e desinfecção. Para a população, a principal recomendação é a de não se aproximar, alimentar ou tocar em animais silvestres e se encontrar animais feridos ou doentes, não se aproximar ou tentar socorrer. A orientação é contatar o Serviço Veterinário Oficial (SVO) pelo Whatsapp: (51) 98445-2033, que funciona 24 horas por dia nos sete dias da semana, ou procurar a Patrulha Ambiental (Patram). O telefone da Patram em Osório é o: (51) 3601-1726.

CASOS

Na última semana, foram confirmados dois focos de influenza em leões-marinhos e lobos-marinhos, nos municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, ambos na região Sul do Estado. Ainda sem casos confirmados no Litoral Norte, a Inspetoria Veterinária da Seapi segue aguardando os resultados dos testes realizados em dois leões-marinhos e um lobo-marinho encontrados mortos na Praia Dos Molhes, em Torres.

A preocupação dos agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é com a Ilha dos Lobos, que fica a cerca de dois quilômetros da Costa. Com auxílio de um drone, os animais estão sendo monitorados. Além de Torres, foram registradas mortes de animais em praias de Imbé, Palmares do Sul, Tramandaí, entre outras cidades.

PREOCUPAÇÃO

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) estiveram reunidos na manhã de terça-feira (10), na sede da Associação, em Osório, para debater os casos de gripe aviária em leões-marinhos confirmados no Estado. Conforme a presidente da Amlinorte, a prefeita de Balneário Pinhal Márcia Tedesco, “a região está em alerta e os municípios se organizando para detectar casos, fazer os procedimentos necessários e orientar a população”.

Reunião da Amlinorte ocorreu na terça-feira (10), em Osório. – FOTO: Rose Scherer