RS conquista 13 medalhas no primeiro dia das Paraolimpíadas Escolares

upload-20161124091349paraolimpiadas_24_novA delegação gaúcha começou bem nas Paraolimpíadas Escolares 2016, evento oficial do Comitê Paraolímpico Brasileiro que começou nesta terça-feira (22) e prossegue até sexta (25) no Centro Paraolímpico Nacional, em São Paulo. No primeiro dia de disputas, o Rio Grande do Sul conquistou 13 medalhas, das quais sete no tletismo e seis na natação. Ao todo, foram cinco medalhas de ouro, cinco medalhas de prata e três de bronze.

No atletismo, os destaques foram Roger Jacintho, que conquistou duas medalhas, uma no arremesso do peso e a outra nos 400 metros,  Murilo Major com ouro no arremesso do peso e Lucas Martins na prova do lançamento da pelota. Na natação, Alexandre da Silva Barbosa, conquistou medalha de ouro na prova de 200 metros medley da natação.

Neste ano, são 1.432 participantes: 938 jovens paratletas de 12 a 17 anos de 25 delegações estaduais e do Distrito Federal, nas Paraolimpíadas Escolares. A delegação gaúcha, coordenada pela Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer (Setel), conta com 59 pessoas, 36 são atletas classificados pelo Campeonato Paradesportivo Estudantil do Estado, que ocorreu em julho na cidade de Santa Cruz do Sul. A equipe gaúcha está representada nas disputas de atletismo, natação, tênis de mesa, judô e bocha e estará em ação novamente nesta quinta-feira no Centro Paraolímpico Brasileiro. No judô, Ânderson Wassian da Silva é forte candidato a conquistar medalha nesta quinta-feira.

A quarta-feira premiada dos gaúchos em São Paulo começou com a medalha de bronze de Livia dos Santos Silva no salto em distância. Julia da Silva Correia foi bronze no arremesso do peso e Wesley Maiquel dos Santos Costa foi prata na pelota. Na natação, Emilly Cannez Almeida conquistou duas medalhas de prata, uma nos 200 metros livres e a outra na prova dos 200 metros nado costa. Jonathan da Silva Severo também conquistou duas medalhas de prata, uma nos 100 metros nado costa e a outra nos 200 metros medley.

Texto: Ernani Campelo/ Ascom Setel
Edição: Léa Aragón/ Secom