Reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Aedes aegypti

No dia 03 de outubro realizou-se reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Aedes aegypti, onde a equipe de Vigilância Ambiental foi presenteada com um boneco do mosquito produzido pelo grupo CHITACÁ de Terapia Ocupacional, orientado pela técnica Ednéia Bestetti e pela senhora Beth, representante do bairro Medianeira. Esse boneco será utilizado nos encontros e apresentações da equipe de Agentes de Endemias junto às escolas e grupos de crianças, na conscientização sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e os riscos de manter depósitos com água parada.

O grupo CHITACÁ  da ESF Glória, também produz mudas de citronela, cujo extrato pode ser usado como repelente para mosquitos, pulgas e moscas. O grupo já distribuiu mais de 500 mudas.

No comitê também foram tratados assuntos como a participação da UNICNEC com seus alunos estagiários de diferentes cursos que podem seer multiplicadores da prevenção a Dengue, Zika e Chikungunya,  e especificamente a área de enfermagem para identificação dos sinais e sintomas dessas enfermidades, além do Outubro Rosa que deve incentivar as gestantes quanto ao uso de repelentes.

Foram descritas as atividades que estão sendo realizadas junto a escola Osvaldo Amaral, bairro Sulbrasileiro, onde há o maior número de ocorrências de focos de Aedes aegypti.

Até o dia 04 de outubro o número de focos identificados e controlados  em Osório somavam 183 focos.