GERAL

Ressignificando as responsabilidades do vendedor

Em tempos de mudança, quem pode dizer que não está precisando de um “gás”
em seus negócios? Então, neste artigo vamos falar um pouco em como trazer
mais qualidade e inovação para a área de vendas.
Vamos pensar no nosso negócio hoje; como estão acontecendo as vendas por lá?
Você está satisfeito com o desempenho de seus vendedores? O cliente está
satisfeito com o que você vem oferecendo a ele? Há um planejamento comercial
no seu negócio?
Todos estes questionamentos devem percorrer a mente daqueles envolvidos
com vendas, seja o gestor, o diretor, o vendedor, o cliente ou o colaborador, pois
não é em vão o slogan “somos todos vendedores” que tanto já ouvimos por ai,
pois, o cliente pode ser também um grande vendedor de nossos produtos, claro
se conseguirmos fazer a mágica do encantamento para com ele.
No atual momento, o foco precisa também ser dado em aprendizado e
adaptações. Nunca se falou tanto em se reinventar, transformar limão em
limonada, construir equipes multidisciplinares que realmente acreditem e façam
um atendimento diferenciado para a realização da venda, seja físico ou digital. E
quem faz tudo isso são as pessoas!
Fazendo uma retrospectiva, se percebe a construção de alguns mitos sobre
vendas: “vende mais quem oferece mais”, “vendedores estão em todas as
esquinas”, “a pessoa já nasce vendedor”. Como se pode ver, o mundo mudou, e
já se sabe que o aprimoramento individual está relacionado às questões internas
da empresa, como a cultura, a visão e as relações que nelas acontecem.
Saliento que a força de venda está proporcionalmente interligada a motivação do
vendedor, por isso, se ressalta a qualificação, investimento em treinamentos,
inspiração na busca do sentido e propósito de ser vendedor e a busca de sua
evolução constantemente. Com o aumento das vendas on line, surge
questionamentos de como será o papel do vendedor num futuro próximo?
Podemos afirmar que, mais do que nunca ele deve estar conectado ainda mais e
se adaptar a jornada da digitalização.
E, para concluir, deixo uma dica muito importante a todos os vendedores neste
dia: O cliente já estava em transformação, agora o grande desafio é redescobrir
quem ele vai ser no pós pandemia.
Psicóloiga
Senac – Tramanda
í