Pokémon Go é lançado no Brasil

20621989Acabou a espera. O jogo de realidade aumentada Pokémon Go já pode ser baixado (e jogado) no Brasil. Às 18h30min desta quarta-feira, usuários Android e iOS já podiam baixar a novidade nas lojas de aplicativos. Até então, os brasileiros podiam apenas acompanhar o frenesi em outros países pelas redes sociais. Mas agora, é oficial: dá para pegar Pokémons em terras brasileiras.

Febre mundial

Uma das razões de Pokémon Go ter se tornado uma febre está no seu sistema, que alia a simplicidade de um jogo casual à tecnologia de realidade aumentada. O jogador continua precisando capturar os Pokémons exatamente como se faz há mais de 20 anos – só que, em vez de um mundo de fantasia, ele percorre as ruas de sua própria cidade.

O sistema de GPS do celular mapeia o local onde o jogador está e vai indicando onde estão os Pokémons, que, quando são encontrados, ativam a câmera do celular e mostram o bichinho em realidade aumentada. Daí é só clicar em cima dele para lançar uma pokebola (dispositivo para aprisionar as criaturas).

Além de jogar sozinho, existe a possibilidade de desafiar outros jogadores e treinar seus Pokémons nos ginásios – espaços destinados para essa finalidade e que também devem ser encontrados pelos participantes. A diversão está também em capturar Pokémons nos lugares mais inusitados possíveis. O Museu Memorial do Holocausto, em Washington, d.C, pediu para que as pessoas não joguem mais em suas dependências.  As polícias locais já tuitam alertas de segurança para quem sai perambulando pelas ruas. E a foto de um futuro pai que pegou um Pokémon na sala de parto da esposa viralizou.