Osório registra novas mortes por Covid-19

O Litoral Norte segue registrando um aumento no número de casos de Coronavírus. Segundo a 18a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), até o final desta segunda-feira (30/11), o Litoral Norte registrou mais de 14,8 mil casos de Covid-19, com mais de 250 óbitos pela doença. Osório segue como a cidade com mais casos e óbitos por Covid-19 na região. A cidade contempla um quarto do total de casos confirmados e quase 15% do total de mortes por Covid no Litoral Norte.

O município é o único da região a ultrapassar os três mil casos do novo coronavírus, até o momento. Segundo o Boletim divulgado pela prefeitura municipal no domingo (29/11), dos 9.587 testes realizados no município, 3.404 deram positivos, sendo 213 nos últimos quatro dias. Dessas, 3.160 pessoas estão curadas (92,8%), 198 em isolamento domiciliar, sete em tratamento hospitalar no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), além de 39 pessoas que acabaram falecendo. Nos últimos três dias foram confirmadas três novas mortes por Covid em Osório. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as vítimas tratam-se de duas mulheres de 76 e 80 anos, e um homem de 80 anos de idade. Todos sofriam de outras cormobidades.

Ainda segundo o Boletim, 5.960 testes realizados na cidade deram negativos e outros 223 aguardam o resultado. Vale ressaltar todos os 10 leitos de UTI do Hospital de Osório estão ocupados, sendo oito desses com pessoas de outros municípios, o que não contabiliza para os números de Osório.

PREFEITO INTERNADO

O prefeito reeleito de Torres, Carlos Souza, testou positivo para Covid-19. Ele está internado desde a última sexta-feira na UTI do Hospital Santa Casa, em Porto Alegre. Segundo a Assessoria de Comunicação da prefeitura de Torres, Souza está consciente, mas o quadro inspira cuidados. No momento ele não necessita da utilização de suporte de oxigênio. A seguir veja a nota na íntegra lançada no site da prefeitura de Torres:

“Informamos que depois de realizados diversos exames para monitoramento da Saúde do prefeito Carlos Souza, foi também realizado o 3º teste para detecção da Covid19, que desta vez, deu resultado positivo. No entanto, não se sabe se os testes anteriores acusavam falso negativo ou se o vírus foi contraído após o período de internação em Criciúma (SC) ou em Porto Alegre. O prefeito Carlos Souza segue internado na UTI da Santa Casa de Porto Alegre e seu estado de saúde requer ainda muito cuidado”, declara a nota.

NÚMEROS

Até o final de ontem (segunda-feira), a região havia registrado 14.808 casos do novo coronavírus. Desses, 12.354 já estão curados, o que equivale a 83,2% do total de infectados. Outras 2.454 pessoas permanecem com a doença ativa. Esse o maior número registrado no Litoral desde o início da pandemia, em março. A taxa de letalidade da Covid-19 no Litoral Norte é de 1,7%, sendo menor que a do Estado, que é 2,1%.  

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Rio Grande do Sul tem aproximadamente 322,1 mil casos da doença, com quase 6,9 mil óbitos. Em relação aos recuperados, o número já chegou a quase 297,4 mil pessoas, o que equivale a 92% do total de diagnosticados com o novo coronavírus em todo o Estado. Vale ressaltar que aproximadamente 17,8 mil pessoas ainda seguem em tratamento domiciliar ou em Hospitais, em todo o RS.