Osório deve receber 10 novos leitos de UTI

Atualmente Osório possui 20 leitos de UTI e todos estão coupados para tratamento de pacientes com Covid.

O aumento nos casos de Covid-19 tem causado superlotação nos Hospitais de todo o Estado. E no Litoral Norte gaúcho a situação não é diferente: até o final desta segunda-feira (15), os hospitais da região registravam mais de 100% de ocupação nos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTIs). Em relação aos leitos clínicos a situação é a mesma, o que está gerando uma enorme fila de espera de pacientes em busca de leitos, onde muitas vezes acabam morrendo sem conseguirem ser atendidos.

Diante desse cenário, o prefeito Roger Caputi afirmou, durante um vídeo divulgado nas redes sociais da prefeitura, que o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) deve abrir 10 novos leitos de UTI nos próximos meses. Segundo Roger, a prefeitura arcaria com um valor de 480 mil reais (por três meses) para custear os novos leitos e equipamentos. Se tudo correr bem, um contrato (firmando a parceria) deve ser assinado nos próximos dias.

Além disso, o prefeito Caputi garantiu que o repasse de 300 mil para o HSVP. Esse valor vai ser utilizado para aquisição de medicamentos e insumos. Não bastasse isso, o Executivo ainda estuda a contratação de novos médicos para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e também a realização de um aditivo no contrato com a instituição para compra de insumos e medicamentos no intuito de atender com qualidade a população.

Vale destacar, que parte desse valor investido vai ser retirado do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o qual teve a primeira parcela vencida na data de ontem (15/03). É bom relembrar, que o pagamento da parcela única (com desconto de 10%), assim como o da taxa de lixo, foi estendido até o dia 15 de abril.

CUSTEIO DE LEITOS

A Portaria no 431/2021, do Ministério da Saúde, que prevê a prorrogação e a habilitação do custeio de 592 leitos de UTI Covid-19 pelo Sistema Único da Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul, foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (12). O repasse, no valor total de R$ 52,6 milhões, é referente ao custeio do primeiro trimestre de 2021 dos leitos já em funcionamento em 50 hospitais gaúchos, com gestão estadual e municipal. No Litoral Norte foram contemplados o HSVP (20 leitos), o Hospital de Tramandaí (seis leitos) e o Nossa Senhora dos navegantes de Torres (cinco leitos).

NOVOS RESPIRADORES

O governo do Estado começou, na tarde de domingo (14), a distribuição dos 60 respiradores comprados com a finalidade de ampliar a rede de leitos de UTI SUS para atendimento de pacientes Covid. Os equipamentos, adquiridos da empresa Leistung, chegaram a Porto Alegre na noite de sábado (13), transportados desde Jaraguá do Sul (SC) por equipes da Secretaria Estadual da Saúde (SES). O Litoral Norte vai receber três respiradores, todos eles para o Hospital São Vicente de Paulo.

MAIS MEDICAMENTOS

O RS também recebeu, no domingo (14), um lote de Propofol, medicamento do kit intubação que será distribuído a hospitais gaúchos. As caixas foram descarregadas e armazenadas em uma câmara fria do depósito de medicamentos do 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre. O Exército, a pedido da SES, deve iniciar a distribuição aos hospitais nessa terça-feira (16).

Além do Propofol, chegaram ao Estado nos últimos dias dois outros medicamentos do kit intubação, o Atracúrio e a Epinefrina, esse último comprado pela SES. Os medicamentos do kit intubação são sedativos, relaxantes musculares e bloqueadores neuromusculares para a realização de intubação de pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Foto matéria: Divulgação