O evento iniciou com a apresentação do teatro “Negrinho do Pastoreio’, sob direção de Jefferson Hertoz, pelo grupo de atores das oficinas de teatro da Prefeitura Municipal de Osório. A peça encenou parte da obra de Simões Lopes Neto, valorizando a cultura literária gaúcha.
Nesta noite, também foram homenageados os Escritores da AELN, com um bate-papo cultural e declamação de poesias pelos escritores. A mesa foi mediada pela professora de Literatura, Naura Martins.
Na mesma noite ocorreu a declamação em LIBRAS do poema Saudades, de Fernando Pessoa, pela acadêmica Franciele Flor, do curso de Pedagogia, após apresentação de canto e violão, com os acadêmicos de Letras, Paulo e Carolina, que interpretaram algumas músicas contemporâneas.
O teatro Divina Loucura, com roteiro e performance criada pelos acadêmicos da disciplina de Fundamentos Teóricos do Texto, do Curso de Letras, encerrou a noite apresentando seus estudos sobre Mitologia Grega.
No dia 28 de outubro, o evento iniciou com apresentação da peça Enfim só!, pela artista Lourdes Kauffmann, de Porto Alegre. Encenou metaforicamente a situação de vida da mulher nos dias atuais, depois de longos anos dedicados aos seus sonhos, à família e ao trabalho.
Foi apresentado o projeto “Ler, pensar e representar o teatro na escola”, porHenrique Leal, professor de teatro e diretor da peça que está sendo encenada pelo grupo de alunos da E.M.E.F. Tuiuti, de Osório. A coordenadora das atividades de turno integral, em que ocorre o projeto, O projeto está concorrendo ao Prêmio RBS 2016.
Após, ocorreu bate-papo com os teatrólogos Lourdes Kauffmann e Henrique Leal. Ambos deram enfoque cultural e depoimentos sobre a importância de se alimentar o teatro como um bem cultural no desenvolvimento da cidadania.
Os acadêmicos de Letras que cursam inglês, projetaram um vídeo informativo sobre vida e obras de Shakespeare.
Nos intervalos das noites, foi servido Café com bolo, o que complementou, junto aos detalhes decorativos, o contexto do ‘Sabor & Saber’, característic
a desse evento que se realiza há mais de uma década.