Novo explosivo da FAB é encontrado no Litoral

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) foi acionado na manhã de terça-feira (18), após um morador encontrar um explosivo em um campo localizado na Rua Adriano Monteiro, no município de Capivari do Sul. O homem recolheu o artefato e levou para sua oficina, onde acionou os Bombeiros. Os agentes recolheram o objeto, levaram para um lugar seguro e realizaram a sua detonação.
O explosivo trata-se de um Flare, o mesmo utilizado por caças da Força Aérea Brasileira (FAB) e que foi localizado em propriedades rurais do Litoral Norte gaúcho. Desde o início de outubro, este é o quarto caso registrado na região. Os demais ocorreram nos municípios de Capivari e Palmares do Sul.
Segundo a FAB, os explosivos são “dispositivos despistadores do espectro infravermelho, cujo objetivo é confundir o sistema de mísseis guiado por calor. Assim que o piloto suspeitar da aproximação desse (tipo de) míssil […], ele lança os Flares, com o objetivo de que o míssil pare de perseguir o calor do motor da aeronave e mude sua direção, seduzido pela queima do Flare”.
Lembrando que a região do Litoral é bastante utilizada para esse tipo de treinamento. No último dia 20 de setembro, cerca de duas semanas antes dos explosivos serem encontrados, houve um exercício com caças F-5. Na ocasião, as aeronaves chegaram a romper a barreira do som, sendo possível ouvir um enorme estrondo em diversos municípios.
A FAB alerta para que a população não tenha contato com esses explosivos. Em caso de acha-los, comunique o Oficial de Permanência Logística, no telefone: (51) 99268-3823. Também é recomendado acionar a Brigada Militar (BM), pelo telefone 190 ou os Bombeiros, pelo número 193.
Foto: Divulgação