REGIÃO

Município do Litoral busca recursos para recuperar agropecuária

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Ronaldo Santini, acompanhado do secretário-adjunto da pasta Lindomar do Carmo Moraes e de representantes da diretoria da SDR, recebeu em seu Gabinete na tarde de segunda-feira (26), a visita do secretário de Agricultura de Caraá, Vinicius Teixeira. O município, um dos mais afetados pelo ciclone extratropical, teve um prejuízo de mais de R$ 16,3 milhões no setor agropecuário, sendo R$ 15,3 milhões somente na Agricultura.

Durante a reunião, o secretário Santini, juntamente com a sua equipe, se comprometeu a trabalhar na construção de alternativas para auxiliar na reestruturação do município. Entre as promessas estão: a criação de medidas de correção e recuperação de solo; a possibilidade de estender linhas de prazo para pagamentos de dívidas em convênios de programas da SDR; agilidade em processos da Consulta Popular que advêm do município; além da criação de linhas de crédito a partir da liberação de recursos do Governo Federal.

“Já temos um conjunto de ações realizadas, como a recuperação de estradas e o empréstimo de máquinas por parte do Estado. Agora, precisamos promover o reestabelecimento da estrutura e o serviço de assistência rural na propriedade para que seja possível reorganizar a atividade econômica das famílias afetadas”, explicou o secretário de Desenvolvimento Rural do RS.

Também presentes no encontro, a presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Mara Saalfeld, e o diretor-técnico da instituição, Claudinei Baldissera, firmaram o acordo de criar uma força-tarefa aumentando o número de extensionistas na região para auxiliar no processo de assistência rural. Vale ressaltar que, no início da semana passada, a Central de Abastecimento do Estado (Ceasa-RS), empresa de economia mista vinculada à SDR, realizou a doação de 7,5 toneladas de frutas, legumes e verduras ao banco de alimentos da Central, sendo as doações distribuídas para as famílias prejudicadas pelo ciclone.