POLICIALREGIÃO

Militares permanecerão no Litoral até final de março

Terminou no domingo (6), mais uma edição da Operação Verão. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), até a última quinta-feira (3), foram realizados no Litoral Norte gaúcho 417 salvamentos, uma queda de aproximadamente 31% em comparação com o ano passado.

Ao menos duas mortes foram registradas por afogamento em áreas de guarda-vidas, sete a menos do que os nove óbitos registrados na região durante a temporada 2020-21, o que contabilizada uma queda expressiva de 77,7%. Algo que explica a redução é o aumento de ações preventivas. Desde o início de dezembro de 2021, quando iniciou a Operação 21-22, foram realizadas 185,9 mil ações de prevenção e conscientização em todas as praias do Litoral Norte.

REDUÇÃO NO EFETIVO

Mesmo com o término da Operação Verão, alguns militares ainda seguirão na região até o dia 31 de março. Até lá, 85 guaritas terão a presença de guarda-vidas. Além disso, conforme o coordenador da Operação, o tenente-coronel Isandré Antunes, nesse período, também seguem o trabalho dos quadriciclos e das motos aquáticas. Ele ressalta para quem for entrar no mar, a partir desta semana, que procure locais próximos as guaritas com guarda-vidas, para facilitar o resgate dos agentes durante alguma situação de afogamento.

Foto: Carlos Macedo

Legenda: Ao todo, 85 guarda-vidas seguirão nas praias do Litoral Norte até 31/03.