Litoral registra 2º caso suspeito da variante Delta

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou na terça-feira (17), mais 11 casos da variante Delta do novo coronavírus. A confirmação foi realizada por meio de sequenciamento genético completo, nos mesmos moldes do que é realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Outros 26 casos confirmados da variante foram notificados ao Cevs, sendo quatro pelo Laboratório de Bioinformática Aplicada a Microbiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e 22 pelo Laboratório de Microbiologia Molecular da Universidade Feevale. Com isso, o Estado passa de 15 para 52 casos confirmados da variante Delta.

Os novos casos foram confirmados nos municípios de Alvorada, Caxias do Sul, Esteio, Passo Fundo, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Triunfo. Além desses, também foram confirmados casos da Delta nas cidades de Canoas, Gramado, Nova Bassano, Santa Maria, Santana do Livramento e São José dos Ausentes.

De acordo com o especialista em saúde do Cevs, Richard Steiner Salvato, o Laboratório Central do Estado (Lacen) e o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT), ambos ligados ao Cevs, têm tecnologia e recursos humanos para realizar esse tipo de sequenciamento genético. Os testes não são realizados com maior frequência pela dificuldade de aquisição e alto custo dos insumos necessários. No momento, porém, existe a necessidade técnica do sequenciamento genético completo em pelo menos parte das amostras, para acompanhar a evolução do vírus e identificação de potenciais novas variantes.

CASOS SUSPEITOS

Também na terça (17), foram notificados 50 casos suspeitos com a variante da Covid-19, incluindo um em Cidreira. Esse é o segundo caso suspeito da Delta no Litoral Norte: o outro ocorreu em Capão da Canoa e segue aguardando o resultado.

Além das cidades da região, possuem casos suspeitos da variante Delta os seguintes municípios: Alegrete, Alvorada, Bom Retiro do Sul, Cachoeirinha, Canela, Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Garibaldi, Gramado, Gravataí, Guaíba, Montenegro, Não-Me-Toque, Novo Hamburgo, Paraí, Passo Fundo, Porto Alegre, Santo Ângelo, São Francisco de Paula, São Leopoldo, Sapucaia Do Sul, Vacaria e Viamão.

Do total de casos, 28 foram identificados por sequenciamento parcial do Cevs e os outros 22 foram identificados pelo laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por outra técnica por exame de RT-PCR. O número total de prováveis delta aguardando confirmação no Estado está em 90 casos.

FOTO: Divulgação