Litoral Norte chega a 364 casos de Covid-19

O número de casos de Coronavírus no Litoral Norte não para de subir. Até o final dessa terça-feira (16), haviam sido confirmados 364 casos de Covid-19, em 20 dos 23 municípios da região. Apenas de sexta (12) até ontem (terça-feira), foram confirmados mais de 40 casos novos da doença. Os dados são da 18a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). As únicas cidades que não registraram casos da doença,até o momento,são Capivari do Sul, Mampituba e Tavares.

A predominância de casos segue em Osório. Segundo o Boletim divulgado pela prefeitura municipal, no final dessaterça, dos 863 testes realizados no município, 71 deram positivos. Desses, 43 pessoas estão curadas, 22 estão em isolamento domiciliar, quatro estão na Unidade de Internação do Hospital e duas acabaram falecendo. Outros 775 testes deram negativos e 17 seguem aguardando resultando. Ainda há 71 pessoas que apresentaram sintomas do Covid-19 e estão sendo monitoradas em isolamento domiciliar.

Ainda segundo o Boletim, três pessoas estão internadas na UTI do Hospital São Vicente de Paulo com o novo coronavírus, além de duas que estão na Unidade de Internação do HSVP com suspeita da doença. Esses cinco pacientes não são residentes de Osório e, portanto, não contabilizam para os dados do município.

Os outros casos foram confirmados em Torres (50),Capão da Canoa (39), Três Cachoeiras (35), Tramandaí (29), Cidreira (23), Terra de Areia (22), Santo Antônio da Patrulha (17), Imbé (13), Arroio do Sal (11), Maquiné (11), Balneário Pinhal (11), Itati (oito), Xangri-lá (seis), Caraá (seis), Morrinhos do Sul (cinco), Três Forquilhas (três), Palmares do Sul (dois), Dom Pedro de Alcântara (um) e Mostardas (um).

Do total de infectados, 233 pessoas estão recuperadas da doença, o que equivale a 64% dos diagnosticados com o novo coronavírus na região. Outras 121 pessoas seguem em tratamento em casa ou em hospitais do Estado. Além dessas, outras 10 pessoas faleceram por Covid-19. Os óbitos ocorreram nas cidades de Tramandaí (3), Osório (2), Arroio do Sal (1), Capão da Canoa (1), Cidreira (1), Santo Antônio da Patrulha (1) e Torres (1).

As 10 vítimas (seis homens e quatro mulheres) tinham entre 34 e 103 anos e sofriam de outras cormobidades como diabetes, hipertensão (pressão alta), problemas cardíacos e respiratórios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Litoral Norte é de 2,7%, maior que a do Estado, que é de 2,3%. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Rio Grande do Sul já tem aproximadamente 15,5 mil casos da doença, com 360 óbitos. Em relação aos recuperados, o número já chegou a 13 mil pessoas, o que equivale a 84% do total de diagnosticados com o novo coronavírus no RS.