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Liquidações ajudam lojistas a vender mais em janeiro

Ao longo dos últimos anos, os meses de janeiro e fevereiro estão se caracterizando pela prática de liquidações do comércio na maior parte do Brasil. Esta estratégia permite aos lojistas liquidarem os estoques remanescentes do final do ano e, também, pode gerar vendas mais consistentes em um período que se caracteriza por menor consumo, especialmente nas cidades onde as férias acabam reduzindo o número de clientes nas lojas.

“Os preços mais atrativos são uma forma dos lojistas animarem os consumidores a comprar. Nos dois primeiros meses do ano existem uma concorrência muito forte das férias e de outros compromissos financeiros típicos do período, como IPTU, IPVA e despesas escolares, o que compromete boa parte da renda das famílias – ressalta o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL-RS), Vitor Augusto Koch.

O dirigente lembra, ainda, que estas ações promocionais ajudam o comerciante a girar seu estoque, ajustando os níveis de produtos à disposição, além de reforçar o caixa do estabelecimento. “Com a elevada taxa de juros do Brasil, existe menos dinheiro circulante no mercado. Os consumidores também estão mais criteriosos na hora de escolher e comprar o que precisam. Desta forma, o lojista que ofertar descontos percebíveis e personalizar o atendimento, promovendo uma experiência de compra única aos seus clientes, tem maiores chances de incrementar suas vendas”, alerta Vitor Augusto Koch.

As liquidações em janeiro e fevereiro, tradicionalmente o período de menor movimento nas lojas, tem possibilitado uma participação maior desses dois meses no volume comercializado pelo comércio gaúcho ao longo do ano. Até 2013, os dois meses representavam cerca de 14% do volume, índice que subiu para cerca de 18% em 2022.

Dicas para os lojistas venderem mais em período de liquidações

– Na hora de anunciar seus descontos, não faça isso apenas com um cartaz. Entre em contato com seus clientes, seja por telefone, e-mail ou rede social. Mesmo se o cliente não estiver planejando gastar, pode ser que ele passe na loja para uma visita e leve uma peça. Além disso, as notícias correm e o cliente pode ser a ponte entre sua loja e novos consumidores;

– Deixe os produtos facilmente alcançáveis, para que o cliente possa tocar e ver bem de perto, pois quanto mais um produto pode ser tocado, maiores são as chances de venda;

– Atenda com exclusividade sempre. Faça o atendimento completo. Converse com o cliente, identificando suas necessidades;

– Mudanças de layout constantes na loja podem fazer toda a diferença e chamar mais atenção, mesmo que os produtos sejam os mesmos. Por isso, sempre que possível, mude sua vitrine e a disposição de seus produtos.