Intenção de Consumo das Famílias gaúchas tem melhor resultado em um ano

Family shopping during coronavirus pandemic. African American family with child wearing face masks, purchasing food at supermarket, panorama. Black parents with their kid buying products at mall

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF-RS) no mês de julho reforça a continuidade do processo de recuperação da confiança para consumir das famílias iniciado em maio deste ano. Divulgada pela Federação dos Comércios do Estado (Fecomércio-RS) nesta segunda-feira (26), o ICF aumentou 8,4% na comparação mensal (68,7 pontos), com avanço em todos seus componentes. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o resultado foi 1,4% inferior. Quando comparado ao patamar pré-crise, no entanto, o ICF fica ainda 30,8% abaixo do nível de março de 2020 (última pesquisa sem a influência da pandemia).

Os subíndices de mercado de trabalho tiveram nova melhora, em um contexto de bons resultados do mercado formal e suporte do auxílio emergencial às famílias de renda mais baixa. Ambos os componentes, no entanto, seguem em patamar pessimista (abaixo dos 100 pontos). O subíndice de Situação Atual do Emprego marcou 82,4 pontos, estando ainda 27,8% abaixo do patamar pré-pandemia. Já a situação da Renda Atual registrou 94,6 pontos e está apenas 7,9% abaixo do patamar pré-pandemia.

Os componentes de consumo, através dos subíndices de Nível de Consumo Atual (53,7 pontos) e de Momento para o Consumo de Duráveis (51,3 pontos) também seguiram em recuperação, mas seus baixos patamares evidenciam que há ainda um caminho longo a percorrer na retomada do consumo. Se por um lado, a maior flexibilização das medidas restritivas tende a ser um impulso para o consumo, a cautela é elevada e o aumento inflacionário tem sido um contrapeso, especialmente para as famílias de menor renda.

No que diz respeito às expectativas das famílias, tanto a Perspectiva Profissional (51,4 pontos) quanto a Perspectiva de Consumo (47,1 pontos) seguem em ritmo de melhora. Porém, assim como acontece com o Nível de Consumo Atual, seus patamares seguem muito deprimidos e ainda abaixo do que foi registrado em julho de 2020, indicando uma avaliação que, embora em reação, está mais cautelosa nesses aspectos que nos primeiros meses da pandemia.

“As cicatrizes e os desafios são grandes e os resultados positivos do ICF nos mostram uma reação consistente da confiança das famílias, que estão a cada mês menos pessimistas, mas, ainda cautelosas. O caminho é longo, mas esperamos a continuidade dessa retomada nos próximos meses à medida que a imunização avança e, com a pandemia sob controle, a reabertura possa gradualmente ganhar força”, disse o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

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