Inaugurado totem em homenagem ao professor Benito Izolan

Totem do professor Benito foi inaugurado na tarde de segunda-feira (10).

OSÓRIO – A tarde de segunda-feira (10) foi marcada por mais uma homenagem ao professor Benito Barboza Izolan. Após ter seu nome dado a praça em frente à casa na qual morou por anos, o local recebeu a inauguração de um totem do professor. A cerimônia de inauguração contou com a presença de familiares e amigos do homenageado, além do prefeito Roger Caputi.

Natural de São Leopoldo, Benito chegou em Osório no início de 1953. No município, lecionou por mais de 35 anos na Escola Ildefonso Simões Lopes (Rural), nas disciplinas de Geografia e História, tendo colaborado em outras instituições de ensino, como conselheiro e palestrante. O professor também foi importante para o Ensino Privado, colaborando com a criação dos Colégios Borges de Medeiros e Conceição (atual Colégio Cenecista Marquês de Herval), a Escola Normal La Salle, além da Faculdade Cenecista de Osório (Facos), hoje Centro Cenecista Universitário (Unicnec).

No Executivo osoriense, o professor atuou como secretário de Educação do município, entre 1993 e 1994, também tendo passagens pelas Secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social. Ainda na política, concorreu aos cargos de deputado estadual (1982) e vice-prefeito (1985), não obtendo êxito. Benito foi casado com a Professora Yolanda Walkiria de Andrade Izolan, com a qual não teve filhos. Ele faleceu no dia 26 de fevereiro de 2019, aos 85 anos de idade.

A iniciativa, assim como a indicação para o professor dar nome a Praça, foi feita pela Confraria do Almoço, grupo social que reúne cerca de 13 amigos, do qual o professor Izolan foi membro e um dos fundadores. A Praça Professor Benito Izolan está localizada entre as Ruas Marechal Floriano Peixoto, Bento Gonçalves, Quinze de Novembro e Sete de Setembro, no Centro da cidade.