Estudantes do IFRS, Campus Osório apresentam trabalhos em evento da Espanha

OSÓRIO – Os estudantes Lucas Pinheiro Alves, do curso superior de Análise e Desenvolvimento deSistemas, e Natália Bernardo, egressa do Ensino Médio Integrado e licenciada em Matemática da Universidade de Passo Fundo, representaram o Instituto Federal do RS (IFRS), Campus Osório no XX Congreso Internacional de Investigación Educativa. O evento foi realizado na cidade Santiago de Compostela, na Espanha, entre os dias 14 e 17 de junho.
O evento, organizado pela Asociación Interuniversitaria de Investigación en Pedagogía (AIDIPE), teve como tema educação inclusiva e equitativa de qualidade. As discussões permearam questões como a adaptação dos alunos e da família ao ensino presencial, misto e a distância, bem como à ambientes de aprendizagem virtual.
A participação de Lucas (presencialmente) e Natália (de maneira online) deu-se por meio do projeto ‘ (Des) pluga: O pensamento computacional atrelado a atividades investigativas e a uma metodologia inovadora”, do qual os dois fazem parte. Orientado pelas professoras Aline De Bona e Anelise Kologeski, o (Des) pluga existe desde2020, integrando o grupo de pesquisa ‘Matemática e suas Tecnologias (MATEC) ’. O projeto tem por objetivo a elaboração de um material didático que trabalhe o pensamento computacional na educação básica.
Para compartilhar os resultados já obtidos, os estudantes apresentaram três trabalhos e um pôster, com os seguintes títulos: ‘Construa uma casa: relato de experiência de atividade investigativa utilizando algoritmos através do pensamento computacional’; “(DES)Pluga: uma pesquisa-ação para o desenvolvimento do pensamento computacional na Educação Básica brasileira através de atividades plugadas e desplugadas’; “Um estudo do pensamento computacional atrelado aos temas contemporâneos transversais presentes nos livros didáticos de matemática do novo ensino médio brasileiro’; e ‘Um estudo de metodologias inovadoras para a elaboração de atividades com o uso do pensamento computacional para a educação básica brasileira’.

Fotos: Divulgação