Espetáculo circense chega ao Litoral Norte
Entre março e maio, o espetáculo ‘Riso de Mãe é Coisa Séria’ passará por nove cidades gaúchas. O projeto é realizado pela Las Brujas Cia de Teatro e Artes Integradas e Hipotenusa Artes da Cena. Interpreta por Lolita Goldschmidt, a palhaça Hipotenusa promete levar riso e, ao mesmo tempo, reflexões acerca da maternidade.
Algumas sessões contarão com tradução em Libras e outras com audiodescrição, garantindo acessibilidade ao público. Além das apresentações, também serão realizadas rodas de conversa e vivências artísticas, promovendo trocas significativas com mães de diversas realidades e etnias. A iniciativa ainda prevê a criação de um vídeo registro sobre maternidade e riso, bem como a distribuição de materiais impressos abordando a valorização das mulheres mães. Lembrando que todas as atividades são gratuitas.
Após passar por outras regiões do Estado, o projeto chega ao Litoral Norte nesta semana. No sábado (26), ‘Riso de Mãe é Coisa Séria’ será apresentado no município de Maquiné. O espetáculo ocorrerá a partir das 16h, no Espaço Urutau – Mãe da Lua (Avenida do Comércio, no 1.207), na localidade de Barra do Ouro.
TRABALHO DE PESQUISA
Riso de Mãe é Coisa Séria nasceu a partir da pesquisa de doutorado realizada por Lolita junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), intitulada Mãe, Mamãe, Manhê. O estudo é sobre as pedagogias do riso com mulheres mães em situação de pobreza.
A pesquisa traz uma reflexão de como o riso opera no cotidiano de mulheres mães e suas potencialidades. O sistema normativo acerca da maternidade, as pobrezas maternas que atravessam e oprimem mulheres mães, bem como os impactos gerados pela pobreza foram problematizados durante o trabalho. A investigação buscou ainda identificar como o riso afeta a percepção de si, podendo ser um elemento de transformação pessoal e social ou um mecanismo de mais exclusão.
O trabalho também reforça a importância da arte como ferramenta de transformação social, oferecendo um espaço para a reflexão sobre a maternidade e a valorização das mulheres mães. Além de proporcionar momentos de leveza e humor, a iniciativa busca ampliar o diálogo sobre igualdade de direitos e visibilidade para as mães, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade.
O ESPETÁCULO
Concebido a partir de trocas com mulheres mães da periferia de Porto Alegre, o espetáculo ‘Riso de Mãe é Coisa Séria’ tem como fio condutor a palhaçaria feminina como ferramenta de ressignificação de realidades. A palhaça Hipotenusa se desdobra em muitas para tentar dar conta das múltiplas demandas da maternidade. O enredo toca em questões como pobreza, autocuidado, sono, rede de apoio e momentos de alegria, sem romantizar as dificuldades enfrentadas por mães, especialmente as que vivem em situações de vulnerabilidade social.A criação é da Las Brujas Cia de Teatro e Artes Integradas e conta com a consultoria e direção de Ana Fuchs, Karla Concá e Melissa Dornelles, especialistas em palhaçaria feminina.

CRÉDITO FOTO 1: Juliano Ambrosini
CRÉDITO FOTO 2: Divulgação