REGIÃO

Empreendimento irá gerar cerca de dois mil empregos no Litoral

Representantes da empresa Conexão Sul Brasil e da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de SAP estiveram reunidos na última quarta-feira (1).

O anúncio da chegada de um dos maiores empreendimentos da história de Santo Antônio da Patrulha, a empresa Conexão Sul Brasil – Distribuição e Armazenamento, traz a expectativa da geração de, pelo menos, dois mil empregos no município do Litoral Norte, sendo 500 vagas diretas e cerca de 1,5 mil indiretas.

As vagas deverão ser preenchidas por mão de obra capacitada. Neste sentido, diretores da empresa estiveram na Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPDE), na última quarta (1), para traçar uma estratégia conjunta para oferta de cursos de capacitação aos potenciais candidatos às vagas. Segundo Diógenes Marques, representante da Mecalux, empresa responsável por assessorar nas soluções de armazenagem do projeto e pelo levantamento da demanda de pessoal, a intenção é priorizar os patrulhenses. Entretanto, serão aceitas pessoas de outras cidades vizinhas, como Osório.

Alguns setores demandarão profissionais de nível superior, especialmente nas áreas de engenharias. Para o campo operacional e de rotinas logísticas, serão contratados agentes e auxiliares administrativos, operadores de reach stacker, de paleteira elétrica e de empilhadeira, técnicos de logística, separadores de mercadoria e conferentes. Para todos estes, serão oferecidos cursos de capacitação. Os capacitados nestes cursos se tornam, naturalmente, potenciais ocupantes das vagas. “Esperamos que, entre os candidatos treinados, possamos encontrar as pessoas certas para atender as necessidades da empresa”, afirma Jander Corrêa, gestor de projetos.

A secretária de Planejamento Econômico de Santo Antônio, Katiane Costa, avalia que “ainda que nem todos que forem treinados ocupem as vagas disponíveis, os cursos deixarão disponíveis profissionais qualificados no mercado de trabalho local, elevando o patamar de empregabilidade da nossa cidade”. Em breve, a população será informada como se candidatar as vagas, inclusive pelos canais oficiais da prefeitura de Santo Antônio, seja no caso de possuírem as formações requeridas ou para ter acesso aos cursos gratuitos de capacitação.

Também participaram do encontro realizado na última quarta (1), o diretor operacional da Conexão Sul Brasil, Eleandro Goulart, a sócia diretora da empresa, Dinara Gomes, e o diretor de Inovação e Empreendedorismo da SEPDE, Kassiano Fraga.

Foto: PMSAP