Dois municípios da região serão contemplados com Centros de Atendimento para pessoas autistas

Prefeito de Capão ao lado do governador Leite e da secretária Arita durante assinatura da Portaria. - FOTO: PMCC

O Governo do Estado assinou na segunda-feira (5), Portarias e Convênios que viabilizam a ampliação do Programa TEAcolhe, aumentando para 51 o número de Centros de Atendimento em Saúde (CAS) voltados às necessidades específicas das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A solenidade ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre, e contou com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária de Sáude do Estado, Arita Bergmann.

Entre os municípios contemplados está Capão da Canoa, que passará a contar com um CAS, sendo referência para outras 11 cidades da região. Além disso, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santo Antônio da Patrulha passará a contar com o TEAcolhe, programa já existente no Litoral Norte nas Apaes de Imbé e Osório. Acompanhados de autoridades dos dois municípios, os prefeitos Amauri Magnus Germano (Capão) e Rodrigo Massulo (SAP) estiveram presentes na cerimônia.

PROGRAMA

O TEAcolhe foi lançado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) em 2021 e hoje representa uma retaguarda assistencial e de suporte técnico-pedagógico às equipes dos municípios por meio dos centros macrorregionais de referência. Os centros regionais, por sua vez, são destinados ao atendimento dos casos severos, graves e refratários da região, definidos por protocolo previamente estabelecido. Com a assinatura, o RS passará a contar com 28 novos CAS. Além disso, o Estado possui oito centros macrorregionais e 30 centros regionais que prestam o atendimento. Conforme o governador, o objetivo é chegar a 60 unidades até o final de 2024, o que significaria um investimento anual do Governo gaúcho no valor de R$ 70 milhões.