Dia dos Pais deve ter aumento de 30% nas vendas

Avanço da vacinação traz otimismo, mas inflação em alta e cautela do consumidor freiam alta maior do consumo.

Depois de um ano em que as vendas das datas comemorativas sofreram diretamente com o contexto da pandemia e as incertezas em relação ao funcionamento dos negócios, o Dia dos Pais de 2021 será diferente, com movimento maior e um crescimento de vendas em relação ao baixo patamar de 2020, com expectativa de voltar aos patamares de 2019.

O avanço da vacinação e a diminuição das restrições ao funcionamento das atividades comerciais são fatores que devem contribuir para um incremento das vendas varejistas no RS neste período. Em todo o país, a data deve movimentar no comércio cerca de R$ 23 bilhões, volume superior em quase 30% ao estimado para 2020, que ficou em torno de R$19 bilhões.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) avalia que a data comemorativa pode solidificar a recente retomada das vendas dos segmentos comerciais que enfrentaram problemas mais sérios com as restrições ao seu funcionamento, como vestuário e calçados, por exemplo.“Como já projetamos há algum tempo, o segundo semestre de 2021 apresenta um horizonte melhor para o varejo estadual. Diante do atual cenário acreditamos que possa haver um incremento de até 30% nas vendas do Dia dos Pais deste ano na comparação com 2020”, projeta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

De acordo com a avaliação realizada pela Assessoria Econômica da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio-RS), a perspectiva para a data segue o desempenho recente da retomada das vendas dos segmentos do varejo mais afetados com a crise, sobretudo calçados e vestuário. Esses itens que tipicamente são mais procurados para presentear nas datas comemorativas devem ter bons resultados depois de terem registrado volume cerca de um terço menor em 2020 em relação a 2019, conforme apontam os dados das notas fiscais eletrônicas da Sefaz-RS. Além de roupas e acessórios, com destaque para artigos esportivos e para o frio, também devem movimentar as vendas itens de perfumes, vinhos, ferramentas, smartphones e eletrônicos.

No entanto, embora se espere um bom desempenho das vendas, um avanço maior do consumo encontra barreiras em um consumidor que, embora com confiança em recuperação, ainda segue cauteloso, sobretudo as famílias com renda menor que sentem a forte pressão da inflação sobre o orçamento e dependem de uma melhora mais consistente do mercado de trabalho como um todo.

Diante destes desafios, o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, lembra que é muito importante que os lojistas adaptem as estratégias conforme o seu público-alvo, fortalecendo a presença on-line, promovendo o direcionamento de mix de produtos, realizando ofertas e adaptando condições de pagamento conforme o perfil de seus clientes, potencializando as vendas para essa data comemorativa.

Para aproveitar este momento de retomada, o presidente da FCDL-RS sugere aos lojistas algumas práticas importantes para captar mais clientes, como um contato mais direto com seus clientes, utilizando as redes sociais, a disponibilização de um mix de produtos atraentes e de promoções. Vale lembrar que ofertar condições de pagamento facilitadas também contribui para ampliar as vendas, conquistar e fidelizar consumidores.

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