REGIÃO

Detran irá leiloar 446 veículos e sucatas no Litoral Norte

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran-RS) estará leiloando na próxima quarta (05/07), 446 veículos e sucatas. Desses, 147 veículos podem ser arrematados com documentação e aptos para voltar à circulação. Já os outros 299 itens só poderão ser adquiridos pelos Centros de Desmanche de Veículos (CDVs) credenciados ao Detran-RS, para comércio das peças ou reciclagem. As informações dos bens a serem leiloados estão disponíveis no Edital 23/2023, em: www.portaldetransito.rs.gov.br.

O leilão será comandado pelo leiloeiro Sérgio Roberto Pimentel Scholante e acontecerá de forma virtual, no endereço: www.scholanteleiloes.com.br. Quem quiser conhecer as peças que irão a leilão deve entrar em contato com o Centro de Remoção e Depósito (CRD) pelo telefone: (51) 99893-1002 e agendar uma visita. A visitação acontece nesta sexta-feira (30) e também na segunda (03/07) e terça-feira (04/07), das 9h às 17h. Em Osório, o CDR está localizado no quilômetro 85 da BR-101, no 3.340, Sala 0, no bairro Costa Verde. Além de Osório, os CDRs de Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Cidreira, Imbé, Mostardas e Santo Antônio da Patrulha também estarão disponíveis para receberem os possíveis compradores.  

LEILÃO VIRTUAL

A forma de realização é bem parecida com a presencial. O leiloeiro, em vídeo ao vivo, apresenta os lotes e os arrematantes enviam seus lances online. Será considerado vencedor o licitante que tiver feito a maior oferta aceita, não sendo considerados válidos quaisquer lances enviados após o encerramento do apregoamento do lote. Também haverá a opção de realização do pré-lance on-line, em que o interessado poderá dar lances prévios, ou seja, antes da abertura do leilão virtual. Os lotes que receberem ofertas nessa modalidade iniciarão o leilão virtual a partir do maior lance registrado no sistema. Caso não haja, no momento do leilão virtual, lance superior, o lote será considerado arrematado pelo licitante responsável pelo maior pré-lance.  

ALERTA – O Detran-RS tem recebido regularmente relatos de golpes de falsos leilões realizados em sites utilizando a marca da Autarquia e o endereço de seus credenciados. Dessa forma, a Autarquia passa a reforçar o alerta e apontar os cuidados necessários para interessados em participar de leilões:  

1 – Conferir no site oficial do Detran-RS os próximos eventos. Passo a passo: Acessar o site: detran.rs.gov.br, clicar no menu ‘Veículos’, ir até o ícone ‘Leilões’ e selecionar ‘Calendário de Leilões’.  

2 – Verificar nos editais do leilão todos os veículos disponíveis para compra em cada depósito credenciado, seus lances iniciais, o site do leiloeiro oficial e demais informações;  

3 – Se possível, realizar visita ao depósito (CRD) onde está o veículo para verificar suas condições pessoalmente;  

4 – Participar do leilão na data e horário agendados pelo Detran-RS e divulgados no site oficial (detran.rs.gov.br);  

5 – Caso seja atraído por um anúncio, desconfiar de sites de leiloeiros que não sejam hospedados no Brasil (sem o final ‘br’);  

6 – Pesquisar a empresa em sites de reclamação e/ou mídias sociais;  

7 – Suspeitar de veículos que pareçam novos ou de concessionárias;  

8 – Não fazer transferências bancárias. Nos leilões do Detran-RS, o pagamento do valor de arremate se dá por meio de guia de arrecadação própria (GAD-L), quitada na rede bancária conveniada. Somente o valor da comissão do leiloeiro será conforme instruções do mesmo (detalhadas sempre no item 9.4 do Edital).  

Quem for vítima desse tipo de golpe deve comunicar o fato à Polícia Civil (PC), por meio de um boletim de ocorrência. O registro pode ser feito presencialmente em uma Delegacia de Polícia ou preferencialmente pela internet, por meio da Delegacia Online.