REGIÃO

Deputado questiona repasse a cidades da região atingidas por temporal

Na quarta-feira (29), o deputado estadual Luciano Silveira (MDB), acompanhado de prefeitos da região, esteve reunido em Brasília (DF) com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração, Wolnei Aparecido Wolff Barreiros. O parlamentar foi acompanhar o andamento dos processos de repasse de recursos aos municípios atingidos pela estiagem no RS. “O secretário me passou uma lista de municípios para os quais foram pagos cerca de R$ 25 milhões, até agora, em repasses do Ministério para o apoio na questão da estiagem”, disse Luciano.

Na ocasião, o parlamentar aproveitou para questionar o secretário sobre a situação dos cinco municípios do Litoral Norte gaúcho (Dom Pedro de Alcântara, Itati, Maquiné, Morrinhos do Sul e Três Forquilhas), duplamente afetados, já que, além da estiagem, acabaram sendo atingidos por um temporal no início deste mês, o qual causou diversos estragos na região: “Acho importante este posicionamento porque, no caso destes municípios, há uma situação muito específica, que fez com que os prejuízos fossem ainda maiores”, ressaltou Luciano Silveira.

Conforme o deputado, Wolnei afirmou que todos os pedidos estão sendo analisados, podendo os recursos serem liberados nas próximas semanas. Vale ressaltar que, na terça (28), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência de Três Forquilhas, devido a enxurra que atingiu a cidade. Além disso, outro município da região, Santo Antônio da Patrulha, também foi reconhecido como situação de emergência, mas devido ao problema de estiagem.