Deputado Luciano Silveira participa de missão do Governo gaúcho à China

Comitiva do Estado conta com vice-governador, deputados e empresários.

Uma comitiva liderada pelo vice-governador Gabriel Souza está na China para uma série de compromissos. O país, desde 2008, é o primeiro destino das exportações do Rio Grande do Sul. Além de Gabriel, o grupo conta com empresários e deputados, incluindo o osoriense Luciano Silveira (MDB), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa gaúcha (AL-RS).

O primeiro dia de missão parlamentar foi intenso. Mesmo com um frio de 4º negativos, a comitiva cumpriu agenda em Pequim, capital chinesa. “Visitamos uma empresa da área de tecnologia, que desenvolve sistemas envolvendo diversas áreas, de fontes de energia renováveis à comunicação e inteligência artificial. Depois, estivemos conhecendo a estrutura e as instalações da Tsinghua University China”, informou o deputado Luciano.

À noite, a delegação participou do jantar de apresentação do 1º Seminário do Desenvolvimento Sustentável de Cadeias Comerciais Internacionais e 3º Seminário de Cooperação na Cadeia de Abastecimento Alimentar e Pecuária China-Brasil. Na pauta, a defesa da zona livre de febre aftosa, sem vacinação. “No momento, a China ainda não reconhece o Estado como tal e esse reconhecimento é fundamental para que possamos aumentar as nossas vendas, em especial de carne bovina com osso e de miúdos, entre outras especificações”, explicou o parlamentar.

Deputado Luciano Silveira durante visita a China.

SEGUNDO DIA

No segundo dia da missão parlamentar gaúcha à China, o deputado Luciano participou da primeira Exposição Internacional da Cadeia de Suprimentos da China, inaugurada na terça-feira (28), em Pequim. O evento, que vai durar cinco dias, tem como tema: ‘Conectando o mundo para criar o futuro’. No total, as mais de 500 empresas e entidades participantes irão exibir novas tecnologias, produtos e serviços relacionados a diferentes cadeias de abastecimento. Sendo esta primeira edição da exibição internacional, que foca primordialmente o tema, esta Expo envolve cinco cadeias diferentes, incluindo veículos inteligentes, agricultura verde, energia limpa, tecnologia digital e a área da saúde. “É um evento gigantesco e de grande abrangência”, comentou Silveira.

Durante a Exposição também serão realizados seis Fóruns temáticos. No Fórum de Think Tanks, sobre Promoção de Comércio, o Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional lançou um relatório sobre cadeias de suprimentos globais, que aborda pela primeira vez pesquisas sobre fomento ao segmento, a partir de uma perspectiva internacional, além de estudos quantitativos sobre as tendências de desenvolvimento do setor e a apresentação de um sistema de análise sobre tais cadeias.

Autoridades e empresários visitaram Exposição Internacional da Cadeia de Suprimentos da China. – FOTOS: Joel Vargas