CRPO Litoral realiza treinamento efetivo

Treinamento com granadas foi realizado em Osório, durante a tarde de terça-feira (3).

Moradores do bairro Caiu do Céu foram surpreendidos por diversos estouros na tarde de terça-feira (3), mas isso tem uma boa explicação. OComando Regional de Policiamento Ostensivo do Litoral Norte (CRPO Litoral) realizou um Treinamento e Habilitação para Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo ao seu efetivo. Ao todo, 50 Policiais Militares (PMs) da Força Tática do 8º Batalhão de Policiamento Militar (BPM) e do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT) participaram da ação, realizada no quartel do CRPO.

Os soldados do Comando de Polícia de Choque (CPChq), Luz Machado e Santos Júnior, foram os responsáveis pelo treinamento para uso de granadas explosivas e fumígenas lacrimogêneas, e para armamento com munições de impacto controlado (conhecidas por bala de borrachas). Vale destacar que os dois soldados são qualificados para atuar como multiplicadores da doutrina de operações de choque.

Conforme os instrutores, os PMs ficam habilitados para operações de controle de distúrbios, como manifestações sociais e eventos de grande porte (jogos de futebol) e em situações rotineiras em que seja mais apropriado utilizar instrumentos de menor potencial ofensivo do que arma letal.

Ao final do treinamento, o comandante do CRPO Litoral, o coronel Leandro Oliveira da Luz, presenteou os instrutores com a Moeda do CRPO Litoral e agradeceu ao comandante do CPChq, coronel Feliú, por disponibilizar o treinamento.

OUTROS TREINAMENTOS

Dando continuidade ao treinamento do efetivo do CRPO Litoral, na quarta-feira (4), o capitão Marco Antônio de Quadros Júnior, comandante da 1ª e 2ª Companhias do 8º BPM, ministrou instrução de habilitação para o Fuzil T4 e Carabina IA2 calibre 5,56 milímetros, ao efetivo do Batalhão. A instrução contou com aulas teóricas e práticas para 18 policiais militares.

O Comando do 8º BPM salienta que serão realizadas outras edições da instrução, com o objetivo de habilitar todo o efetivo do Batalhão para esse armamento que é amplamente utilizado pelas forças militares devido ao seu excelente desempenho. A qualificação do efetivo faz parte do Plano de Comando do Batalhão.

Fotos: BM