REGIÃO

Corsan investe R$ 1,9 milhão para ampliar captação de água e fortalecer abastecimento no Verão

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) segue investindo em obras para conseguir abastecer os municípios do Litoral Norte durante o Verão, evitando que haja falta de água no período mais quente do ano. Em Capão da Canoa, está sendo ampliada a captação de água que, após tratamento, será distribuída à população.

A instalação é dividida em duas etapas. A primeira é feita em terra, para colocar a tubulação de grande diâmetro e fazer a solda, e a outra é subaquática, realizada por mergulhadores, para fixar a canalização na água. Com a extensão da tubulação em direção ao centro da lagoa, haverá maior movimento da água e menor incidência de algas. Desta forma, a dosagem de produtos químicos para o tratamento poderá ser reduzida.

De acordo com a Corsan, o trabalho irá melhorar a capacidade de abastecimento, principalmente para a temporada de Verão. Está sendo instalada uma nova tubulação de 100 metros de extensão para dentro da Lagoa dos Quadros, de onde será enviada água para a Estação Tratamento de Água Bruta (EAB). A obra conta com investimento de R$ 1,9 milhão e tem previsão de ser concluída nos próximos dias. “Com a extensão e profundidade maior dos dutos, estamos buscando uma melhor qualidade e garantia operacional, especialmente para os períodos de estiagem”, afirma o superintendente da Corsan no Litoral Norte, Luciano Brandão.

MAIS INVESTIMENTOS

A Corsan deu início a troca de hidrômetros nas residências do Litoral Norte. Ao todo, serão substituídos cerca de 60 mil novos hidrômetros. O trabalho começou em Tramandaí, onde serão trocados 13 mil equipamentos. O objetivo é manter os equipamentos em funcionamento adequado para garantir confiabilidade na leitura do consumo. A troca é essencial também para evitar perdas de água por escoamentos não detectados, ajudando a identificar possíveis vazamentos. É válido ressaltar que o recomendado que, em média, há cada sete anos, o aparelho seja trocado.

Os funcionários que realizam a troca do equipamento estão identificados com crachá e camiseta da Companhia. A substituição é rápida e, caso haja dificuldade de acesso ao local de instalação, o morador receberá um aviso da Corsan, conforme está previsto no regulamento de serviço de água e esgoto. Não é cobrada nenhuma taxa dos clientes da Companhia.